Portal IFNMG - Professoras do IFNMG – Campus Pirapora participam do Seminário Internacional “Elementos da Cultura e Patrimônio” Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professoras do IFNMG – Campus Pirapora participam do Seminário Internacional “Elementos da Cultura e Patrimônio”

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2011, 13h40 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2011, 13h40

 

As professoras, Talita da Guarda e Dayse Lucide.

 

Entre os dias 16 a 18 de novembro de 2011, as professoras do IFNMG – Campus Pirapora, Dayse Lúcide Silva Santos e Talita Aparecida da Guarda, sendo a primeira integrante da comissão organizadora do evento, participaram do Seminário Internacional “Elementos da Cultura e Patrimônio”, realizado pelo Curso de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. O objetivo do evento, dentre outros, foi aprofundar discussões e reflexões sobre temas no campo da chamada cultura material ou mais explicitamente dos elementos materiais da cultura, bem como do processo interpretativo do patrimônio e dos instrumentos de patrimonialização.

 

As referidas docentes participaram do evento a fim de interagirem e discutirem com profissionais que dedicam suas pesquisas no aprofundamento dos conhecimentos na área de cultura e patrimônio, uma vez que, estão desenvolvendo um Projeto de Pesquisa no Campus Pirapora/IFNMG denominado: PALAVRAS E IMAGENS: INVESTIGANDO A MEMÓRIA E A IDENTIDADE SOCIAL PIRAPORENSE/ NORTE DE MG NO PERÍODO DE 1920 A 1970. Este projeto tem o objetivo maior de, por meio de imagens e palavras, dar a conhecer sobre um povo e suas memórias, como também a construção de um lugar hoje denominado Pirapora, cidade ribeirinha do São Francisco - MG, ao longo das décadas de 1920 a 1970.

 

A participação no Seminário deu início às atividades do referido projeto cuja ação primeira será a realização de encontros para refletir sobre o significado e os conceitos em torno das “memórias, palavras, patrimônio e cultura piraporenses”, e ainda a definição dos indivíduos e das fotografias a serem utilizadas no projeto. A professora Dayse Lucide coordena o projeto e é subsidiada por uma comissão formada por professores e servidores técnico-administrativos do Campus Pirapora.

 

Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG - Campus Pirapora com informações da professora Talita da Guarda.

Fim do conteúdo da página