Portal IFNMG - Em Brasília, Lula e Haddad inauguram Campus Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.

Em Brasília, Lula e Haddad inauguram Campus Pirapora

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2010, 01h22 | Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2011, 09h55

Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Em cerimônia realizada hoje, dia 29, no Palácio do Planalto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou 30 escolas federais de educação profissional, entre elas, o Campus Pirapora do IFNMG, e 25 campi de 15 universidades federais.

Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O reitor do IFNMG, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo, e o diretor geral do Campus Pirapora, professor Júlio César Pereira Braga, estiveram presentes na solenidade.

“Conseguimos levar as universidades federais e as escolas de educação profissional das capitais para o interior do país”, disse o presidente Lula. De acordo com ele, a meta prevista pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) está cumprida. “Hoje, a juventude tem mais motivação para os estudos e perspectivas profissionais”, destacou Lula.

A expansão da rede federal permitiu a criação de 214 escolas a partir de 2005. Com o Reuni, surgiram 126 unidades de ensino superior — das 148 existentes até 2002, já estão em funcionamento 274 este ano. Hoje, as universidades federais estão presentes em 230 municípios nas 27 unidades federativas.

Para o ministro Fernando Haddad, a expansão da rede federal mudou a vida do brasileiro. “A população, agora, entende o verdadeiro sentido da educação, que é o da emancipação do indivíduo”, disse. Haddad ressaltou que todas as metas previstas em 2007 no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foram cumpridas, em todas as etapas e modalidades da educação. Segundo ele, a partir do estabelecimento de metas de qualidade na educação, “o Brasil está servindo de exemplo para o mundo”.

Campus Pirapora

Oficialmente inaugurado nesta segunda-feira, o Campus Pirapora do IFNMG já está em funcionamento. As primeiras turmas dos cursos técnicos oferecidos na unidade - em Administração, Edificações e Informática – iniciaram-se em outubro deste ano. No próximo semestre, será ofertado também o curso técnico em Segurança do Trabalho.