Portal IFNMG - 2º Novembro da Consciência Negra do IFNMG – Campus Montes Claros: identidade e resistência Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 09h11 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h05

No mês de novembro o NEABI (Núcleo de Estudos Brasileiros e Indígenas) e a comissão responsável pela organização da semana da consciência negra promoveram o 2º novembro da consciência negra do IFNMG – Campus Montes Claros: identidade e resistência. Neste ano de 2019, elegeu-se como homenageado da consciência negra o Mestre João Farias, que foi um dos líderes nas manifestações folclóricas das tradicionais Festas de Agosto da cidade de Montes Claros e esteve à frente do 2º Terno de Catopês Nossa Senhora do Rosário por 46 anos, representando a tradição e a força do povo negro.

01Arte do banner: Bráulio Quirino Siffert

A professora Valesca Rodrigues de Souza, coordenadora do NEABI do IFNMG - Campus Montes Claros, destacou que "o dia 20 de novembro não é para ser comemorado, mas para ser trabalhado enquanto data que rememora a história do povo negro no Brasil, tratando de suas reais condições sociais que envolvem racismo, exclusão e desigualdade".

A assistente social, Alana Silva Mendes, e a psicóloga, Amanda Chaves Moreira Cangussu, que fazem parte do NEABI, estiveram a frente da organização de diversas atividades desenvolvidas, principalmente, entre os dias 18 e 22/11.

02

Iniciando a semana a Banda Epopeia, composta por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, interpretou músicas de cantores negros.

03

No segundo dia, objetivando a formação docente, a professora Mariana Emiliano Simões, do Campus Diamantina, ministrou a palestra "O ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena: desafios para uma educação antirracista"

04

Ainda neste dia os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio produziram um varal de fotografia cujo tema foi “identidade negra”. Cabe salientar que esta produção teve a orientação da professora de artes, Lidiane da Silva Santos, que desenvolveu um valioso trabalho durante o terceiro trimestre e, também, trouxe para o campus a exposição de fotografia "Terreiros", dos fotógrafos: Marcos Henrique, Camila Miranda e Gabriel Motta.

05

06

Já no dia 21/11, quinta-feira, as oficinas e o cinema comentado movimentaram o campus e proporcionaram momentos de reflexão sobre a identidade do povo negro e a realidade das relações étnico-raciais no Brasil. No último dia, 22/11, o projeto de extensão "Festival intercampi de cultura", que fora integrado à semana da consciência negra e é coordenado pela Professora Bárbara Caroline de Oliveira, apresentou novos talentos.

07

08

09

10

11

12

Para finalizar a semana o Naec (Núcleo de assuntos estudantis e comunitários) ofereceu aos alunos um lanche especial.

13