Portal IFNMG - Última semana para candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo e Vestibular Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Última semana para candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo e Vestibular

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 09h03 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h59

VPS2019noticiasOs candidatos do Processo Seletivo (para cursos técnicos) e Vestibular (para cursos superiores) do IFNMG que não podem pagar a taxa de inscrição, em função de sua condição socioeconômica, podem solicitar a isenção até o dia 08/10/2019. O Vestibular tem taxa de inscrição de R$ 45,00 e o Processo Seletivo, de R$ 30,00. O IFNMG pode isentar o candidato de pagar essa taxa, caso ele comprove, por meio de sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), renda familiar per capta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Para solicitar isenção da taxa do Vestibular, é necessário, ainda, que o candidato tenha cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. O pedido de isenção da taxa do Processo Seletivo e do Vestibular deve ser feito eletronicamente, na mesma página de inscrição, informando o número do NIS (Número de Identificação Social).

O IFNMG vai consultar o CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, para saber se ele tem o direito à isenção da taxa. O resultado dos pedidos de isenção será publicado no dia 14/10/2019, neste portal eletrônico e também na página de inscrição. Os candidatos que tiverem o pedido deferido, ou seja, aceito, estarão automaticamente inscritos para o Processo Seletivo ou Vestibular. Os que tiverem o pedido indeferido, ou seja, não aceito, terão que realizar nova inscrição, emitir a guia para pagamento da taxa de inscrição (GRU - Guia de Recolhimento da União) e pagar até o dia 01/11/2019.

Inscrição

A data-limite para inscrições no Processo Seletivo e Vestibular é 31/10/19. Quem não dispuser de computador ou acesso à internet poderá realizar a inscrição em unidades do IFNMG, nos endereços, dias e horários informados no edital referente a cada processo de seleção.

Todos os cursos técnicos e superiores ofertados são gratuitos e iniciam no primeiro semestre de 2020. Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni oferecem vagas para os cursos superiores, num total de 1.353 vagas. Já as 1.693 vagas para os cursos técnicos estão sendo oferecidas pelos campi Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni e também pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD). Todos os cursos são presenciais, à exceção do técnico em Serviços Jurídicos, que será ofertado na modalidade de educação a distância, mas com encontros presenciais em Montes Claros.

Para os cursos técnicos ofertados pelo IFNMG no Campus Araçuaí, será realizado um outro Processo Seletivo, com regras diferentes, que também está com inscrições abertas (leia abaixo).

Modalidades

As vagas para cursos técnicos do IFNMG são distribuídas entre as modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio. Antes de se inscrever, os candidatos precisam certifcar-se sobre a modalidade que pretendem e a que podem concorrer. Nos cursos técnicos da modalidade integrado, o aluno cursará a partir do primeiro ano do ensino médio no IFNMG e fará, ao mesmo tempo, as disciplinas técnicas. Para fazer um curso técnico na modalidade concomitante, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, o aluno precisa ter concluído o ensino médio.

Reservas de vagas e Sisu

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

No caso dos cursos superiores, é importante os candidatos saberem que, além do Vestibular, o IFNMG preenche parte das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo Sisu, serão preenchidas metade das vagas dos cursos superiores do Instituto, exceto no Campus Januária, em que a entrada é 100% via Sisu. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo Ministério da Educação.

Provas

Os candidatos do Vestibular farão provas no dia 01/12/2019, em dois turnos. Na parte da manhã, serão 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira e 10 de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), e uma redação. À tarde, haverá prova com 20 questões de múltipla escolha de matérias específicas, de acordo com o curso pretendido pelo candidato, conforme descrito no edital do Vestibular (confira conteúdo programático). No momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer as provas nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni ou Taiobeiras.

As provas do Processo Seletivo serão aplicadas no dia 08/12/2019. Os candidatos aos cursos técnicos integrados farão prova pela manhã, com 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (confira conteúdo programático). As cidades de prova são Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni, Japonvar, Manga, São Francisco e Taiobeiras.

Os candidatos aos cursos técnicos das modalidades concomitante e subsequente também farão provas em 08/12/2019, mas no período da tarde. Serão 10 questões objetivas de Língua Portuguesa e 10 de Matemática (confira conteúdo programático). Nesse caso, os candidatos poderão optar por fazer as provas nas cidades de Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Japonvar, Manga ou São Francisco.

Em todos os casos, o IFNMG poderá não aplicar provas nas cidades onde o número de inscritos for inferior a 60. Se isso acontecer, os candidatos serão remanejados para fazer as provas na cidade indicada como segunda opção no momento de inscrição.

Mais informações

Todas as informações sobre o Processo Seletivo e o Vestibular estão detalhadas nos editais que regulam os processos de seleção (confira links abaixo). Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o IFNMG pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse:

- Link de inscrições, edital e demais documentos do Processo Seletivo para cursos técnicos (integrados, concomitantes, subsequentes)

- Link de inscrições, edital e demais documentos do Vestibular para cursos superiores

 

Processo Seletivo - Cursos ofertados*

Cursos técnicos integrados (todos presenciais):

- Campus Almenara: Técnico em Agropecuária; Técnico em Administração; Técnico em Informática; Técnico em Zootecnia.
- Campus Arinos: Técnico em Agropecuária; Técnico em Informática; Técnico em Meio Ambiente.
- Campus Diamantina: Técnico em Informática; Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Teatro.
- Campus Avançado Janaúba: Técnico em Informática para Internet; Técnico em Vigilância da Saúde. 
- Campus Januária: Técnico em Agropecuária; Técnico em Informática para Internet; Técnico em Meio Ambiente.
- Campus Montes Claros: Técnico em Informática; Técnico em Química e Técnico em Edificações.
- Campus Porteirinha: Técnico em Eletrotécnica.
- Campus Pirapora: Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, Técnico em Informática; Técnico em Edificações; Técnico em Vendas.
- Campus Salinas: Técnico em Agroindústria; Técnico em Agropecuária; Técnico em Informática.
- Campus Teófilo Otoni: Técnico em Informática para Internet; Técnico em Agropecuária; Técnico em Gestão Empreendedora.

Cursos técnicos concomitantes/subsequentes:

Cursos presenciais

- Campus Almenara: Técnico em Enfermagem (somente subsequente).
- Campus Diamantina: Técnico em Biotecnologia (concomitante/subsequente).
- Campus Janaúba: Técnico em Administração (somente subsequente)
- Campus Januária: Técnico em Edificações (concomitante/subsequente); Técnico em Enfermagem (somente subsequente); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (concomitante/subsequente).
- Campus Montes Claros: Técnico em Eletrotécnica (concomitante/subsequente); Técnico em Segurança do Trabalho (concomitante/subsequente).
- Campus Pirapora: Técnico em Adminiração (concomitante/subsequente); Técnico em Edificações (concomitante/subsequente); Técnico em Informática (concomitante/subsequente). 

Curso a distância

Técnico em Serviços Jurídicos (concomitante/ subsequente): esse curso será ofertado na modalidade Educação a Distância com encontros presenciais mensais em Montes Claros.

* As vagas para cursos técnicos do Campus Araçuaí serão preenchidas por meio de Processo Seletivo específico (leia abaixo).

 

Vestibular - Cursos ofertados

Cursos superiores, todos presenciais:

- Campus Almenara: Engenharia Agronômica; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Processo Gerenciais.
- Campus Araçuaí: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agrícola e Ambiental, Tecnologia em Gestão em Saúde.
- Campus Arinos: Administração; Agronomia; Sistemas de Informação.
- Campus Montes Claros: Ciências da Computação, Engenharia Química; Engenharia Elétrica.
- Campus Pirapora: Administração; Engenharia Civil; Sistemas de Informação.
- Campus Porteirinha: Sistemas de Informação.
- Campus Salinas: Engenharia de Alimentos; Engenharia Florestal; Medicina Veterinária; Sistemas de Informação; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Física; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Química; Licenciatura em Pedagogia.
- Campus Teófilo Otoni: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão Empreendedora.

PS2019Araçuaínoticias

 

Processo Seletivo para cursos técnicos do Campus Araçuaí

O Campus Araçuaí realiza um Processo Seletivo diferenciado para preencher as vagas em seus cursos técnicos presenciais no primeiro semestre de 2020. As inscrições são gratuitas para todos os candidatos e também devem ser realizadas pela internet. Não havéra prova, a seleção será feita pelas notas do ensino fundamental ou do ensino médio. Confira os editais e links para inscrição do Processo Seletivo do Campus Araçuaí para cursos técnicos.

Fim do conteúdo da página