Portal IFNMG - Presidenta Dilma inaugura oficialmente o Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Presidenta Dilma inaugura oficialmente o Campus Montes Claros

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2012, 12h09 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2012, 12h12

inauguracao novos campi

A presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou 35 novos câmpus de institutos federais, implantados em 19 Estados, na manhã desta quarta-feira, 5/12. Em pleno funcionamento, cada unidade terá capacidade de ofertar cerca de 1,2 mil vagas.

A implantação desses câmpus integra o conjunto de ações previstas pelo Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Agora com 430 unidades, até 2014 a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá 562 escolas presentes em 515 municípios e mais de 600 mil matrículas.

Marcando a oficialização das atividades dos 35 câmpus, a presidenta Dilma fez a entrega da placa de inauguração do câmpus Passos ao reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Sérgio Pedini, que também é vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e, no ato da entrega da placa, representou todos os reitores das instituições que possuem novas unidades. A solenidade foi realizada em Brasília e contou com a presença dos diretores-gerais das novas unidades, reitores e pró-reitores de instituições da Rede. O Reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Professor José Ricardo Martins da Silva, e o diretor geral do Campus Montes Claros, também estiveram presentes, marcando a inauguração deste câmpus.

A presidenta destacou a educação como "um patrimônio que o Brasil deve assegurar para todos os seus filhos", explorando as áreas avançadas, mas sem desviar das áreas básicas. Ao defender que "não há ciência sem tecnologia e nem inovação sem educação de qualidade", Dilma enfatizou o papel das instituições da Rede na educação brasileira. "A interiorização é uma revolução do conhecimento", disse.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reiterou que a educação "é o topo das prioridades deste governo" e afirmou que, com a inauguração das 35 novas unidades da Rede Federal, "o Brasil avança ainda mais na educação profissional". Mercadante também anunciou acordo entre o Ministério da Educação e os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; das Comunicações; da Justiça e da Previdência Social para atuação integrada como no âmbito do Pronatec.

Ainda na solenidade, o aluno do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Gabriel Barbosa Machado, recebeu o certificado de conclusão do curso técnico em Automação Industrial das mãos da presidenta da República.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

Fonte: Assessoria de Comunicação CONIF