Portal IFNMG - Professores e estudantes do IFNMG- Campus Januária marcam presença em Simpósio de Agricultura de precisão do Norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 10h21 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 11h04

Professores e estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária participaram do I Simpósio Norte Mineiro de Agricultura de Precisão, que aconteceu durante os dias 05 e 06 de novembro de 2018, no CREA-MG Regional Norte, em Montes Claros. O evento foi realizado pela pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas (AGRONM), e contou com a presença de professores, profissionais da área e grandes nomes da ciência.

foto01.png

Prof. D.Sc. Francisco de Assis de Carvalho Pinto demonstra as possibilidades que o geoprocessamento permite nos estudos agrícolas e ambienteis

Com enfoque na disseminação das novas tecnologias voltadas à agropecuária, o Simpósio trouxe pesquisadores renomados nas áreas de Irrigação de Precisão, Zootecnia de Precisão e nas tecnologias voltadas ao estudo de características do solo, detecção de pragas e doenças por meio de sensores proximais, Vants (Veículos Aéreos não Tripulados), satélites e geoprocessamento. Com o auditório cheio, as,aproximadamente, cem pessoas que lá estiveram acompanharam, durante oito palestras proferidas por Doutores da UFV e da UFES, as tendências e prospecções para a agricultura de precisão no nosso país e as possibilidades e limitações para a região norte mineira, caracterizada pela escassez hídrica.

foto02.png

Profa. D.Sc. Catariny Cabral Aleman (UFV) palestra sobre os desafios para a irrigação de precisão.

Ao término, os 40 estudantes e quatro professores das ciências agrárias do IFNMG – Campus Januária apontaram como, extremamente, proveitosa a participação no evento. “São tecnologias que estão no estado da arte da ciência, e que promoverão revolução na forma de como trabalharemos a agropecuária no Brasil”, afirma o Professor Antônio Fabio Silva Santos, elogiando as palestras. “Vamos  procurar adaptar e aplicar algumas das técnicas aqui apresentadas na pesquisa e  extensão na região norte de Minas Gerais”, complementou o professor.

foto003.png

D.Sc. Mario Luiz Chizzotti (UFV) demonstra técnicas de zootecnia de precisão.