Portal IFNMG - VII SCIAGRO foi realizado com entusiasmo pela comunidade acadêmica do IFNMG-Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 16h39 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 08h35

Encerrou na última sexta-feira dia 21/09, o VII SCIAGRO, cujo evento é realizado tradicionalmente pelo IFNMG-Campus Januária, com o envolvimento de docentes e acadêmicos das turmas de Engenharias Agrícola e Ambiental e Agronomia, além da participação dos estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária.

Com o tema Norte de Minas Gerais: conservando água em ambiente de mudanças, o evento foi realizado entre os dias 18 a 21 de setembro, tendo como principal objetivo, promover a disseminação do conhecimento na área de ciências agrárias para acadêmicos, professores, pesquisadores, profissionais da área e produtores rurais da região do semiárido mineiro e demais interessados. Na sua variada programação, incluiu palestras, minicursos, mesa-redonda e mostra científica, entre outras atividades afins.

sciagroI.jpg

Ainda na abertura, na noite de terça-feira do dia 18 que contou com a participação da equipe gestora da instituição, representantes da comissão organizadora do SCIAGRO, professores, servidores técnico-administrativos e a intensiva presença de acadêmicos e demais interessados, incluindo amigos e familiares dos estudantes, o curso de Agronomia recebeu expressiva homenagem pelos seus 10 anos de atuação na instituição, com a transmissão de um bem elaborado vídeo, em que no primeiro momento, em ordem decrescente, os professores dos cursos foram se juntando aos demais até o momento em que se formou um grande círculo de docentes. Em seguida, alguns participantes do projeto inicial do curso, incluindo docentes e coordenadores, bem como egressos, enviaram seus depoimentos, registrando a importância do curso em suas vidas, como também a emoção de ter feito parte dessa  bem sucedida história. De  forma presencial, alunos egressos e atuais foram homenageados e receberam aplausos de todos.

sciagroII.jpg

Paralelamente, no salão da entrada do anfiteatro, acontecia a exposição de agricultura familiar e produtos extraídos de frutos do cerrado, com seus variados sabores.

No seu segundo dia, o SCIAGRO teve varias exposições durante a realização da feira de agricultura familiar, além da degustação de uma nova variedade de suíno, o porco do cerrado, resultado do cruzamento entre o porco Duroc e o Piau; com isso, vários degustadores, voluntários, preencheram um relatório, de forma a avaliar a aceitação da nova variedade no mercado. Já no terceiro dia, a programação foi preenchida com os minicursos, elencados na proposta inicial.

sciagroIII.jpg

E foi nesse clima de transmissão de conhecimentos técnicos, tecnológicos e científicos que o VII SCIAGRO demonstrou o potencial que os cursos da área das Ciências Agrárias do IFNMG- Campus Januária têm para oferecer a Januária e região.

Parabéns aos organizadores e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que esse grande evento acontecesse.

Confira fotos aqui

Confira vídeo aqui