Portal IFNMG - Professor do IFNMG – Campus Januária tem artigo publicado em revista internacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sábado, 11 de Agosto de 2018, 19h02 | Última atualização em Sábado, 11 de Agosto de 2018, 19h02

PROFESSOR RAPHAEL

O professor Raphael Magalhães Hoed, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Mestre em Computação Aplicada, em parceria com professores da Universidade de Brasília (UnB), teve um artigo publicado no dia 09 de agosto de 2018 pelo Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS) em seu volume 24 (janeiro – dezembro de 2018). O JBCS possui o Qualis Capes B1 e é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Computação, disseminando pesquisas inovadoras em todos os campos da Ciência da Computação e assuntos relacionados.

O artigo intitula-se “Influence of algorithmic abstraction and mathematical knowledge on rates of dropout from Computing degree courses” e pode ser traduzido para o português como: “Influência da abstração algorítmica e conhecimentos matemáticos sobre as taxas de evasão nos cursos superiores da área de Computação”, apresentando um estudo sobre a evasão nos cursos superiores no Brasil, com base em dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e com base em um estudo de caso feito na UnB. Na pesquisa foram analisados dados com o intuito de verificar se existe ou não evidência de que a evasão nos cursos de Computação é influenciada por fatores tais como abstração algorítmica, relação candidatos-vagas, ou sexo dos alunos e revelou a influência de diversos fatores sobre a evasão, principalmente institucionais e vocacionais.

Para o professor Raphael, “a pesquisa conduzida, embora não esgote um assunto tão complexo e vasto como a evasão discente, mostrou evidências sobre a influência das exigências em termos de conhecimentos matemáticos e abstração algorítmica sobre a evasão dos alunos em cursos superiores de Computação e como esses fatores se correlacionam com outras questões institucionais e vocacionais. A compreensão do fenômeno de evasão é importante na busca de subsídios para mitigar o problema”, concluiu o professor.

O artigo está disponível on-line e pode ser acessado aqui (https://rdcu.be/4ion).