Portal IFNMG - IFNMG-Campus Januária abre processo seletivo para pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG-Campus Januária abre processo seletivo para pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 15h33 | Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 09h37

Até o dia 31 de agosto de 2018, estarão abertas as inscrições para a oferta de 35 vagas gratuitas para o curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em nível de pós-graduação lato sensu. O processo seletivo está sendo regido pelo Edital nº 125/2018.

O curso tem carga horária total de 440 horas obrigatórias, sendo 360 horas divididas em 12 disciplinas de 30 horas cada (25 horas presenciais e 05 horas EaD) e mais 80 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As aulas acontecerão no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária, às sextas-feiras, no período noturno (das 18h às 22h45), aos sábados, período matutino (das 8h às 12h15), e vespertino (das 14h às 18h15), distribuídos em três semestres. A previsão é que o curso comece no dia 28 de setembro.

O discente do curso, candidato ao título de Especialista, deverá elaborar e defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado por um professor do curso e defendido perante uma banca examinadora constituída por 3 (três) membros, sob a presidência do orientador, para obtenção do título de Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Como se inscrever

Para se inscrever, a área de formação superior, ou de experiência profissional do candidato, deverá ser preferencialmente graduação em cursos de licenciaturas, especialmente na área de Letras e suas habilitações. Poderão, ainda, concorrer às vagas candidatos graduados ou que estejam cursando a partir do 7º período do curso de Letras até a data de efetivação da matrícula.

Os documentos para inscrição, juntamente com o formulário, deverão ser entregues em envelope lacrado e identificado com o nome do candidato no Setor de Protocolo do IFNMG – Campus Januária, localizado na Fazenda São Geraldo, s/n, Bairro Bom Jardim – Januária – MG, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.  Serão aceitas inscrições via SEDEX, postadas até 27 de agosto de 2018. O envelope com a documentação deverá ter como destinatário “Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira”. Não será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo nem para a realização do curso, que é totalmente gratuito.

Das 35 vagas oferecidas, 28 são destinadas a vagas para ampla concorrência e 7 para portadores de necessidades especiais. O processo seletivo acontecerá em duas etapas. A primeira etapa terá caráter classificatório e eliminatório e será composta de Prova de Títulos, por meio de análise do currículo e da documentação comprobatória. A segunda etapa, de caráter classificatório, será constituída de entrevista. Serão classificados para a segunda etapa, no máximo, 50 candidatos. As entrevistas ocorrerão no período de 17 a 21 de setembro de 2018, em horários definidos na convocação.

Resultado final e matrícula

O resultado final da seleção será publicado no site http://www.ifnmg.edu.br/januaria e/ou afixado na portaria do IFNMG-Campus Januária e/ou afixado no mural de informações da Diretoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFNMG -Campus Januária até o dia 26 de setembro de 2018.

A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser realizada na Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG – Campus Januária nos dias 27 e 28 de setembro de 2018. Caso não seja preenchido o número de vagas previstas, serão chamados para se matricularem via publicação no site www.ifnmg.edu.br/januaria, os candidatos classificados na sequência da lista de espera, a partir do dia 01 de outubro de 2018.

Clique aqui para acessar o Edital nº 125/2018 e seus anexos

Fim do conteúdo da página