Portal IFNMG - IFNMG Campus Januária realiza VII Encontro Institucional do PIBID Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG Campus Januária realiza VII Encontro Institucional do PIBID

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 14h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2017, 15h51

pibid1

No último sábado, dia 06 de maio, foi realizado o VII Encontro Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do IFNMG Campus Januária. O encontro contou com a participação de acadêmicos das Licenciaturas (bolsistas ou não), estudantes de outros cursos superiores e técnicos e professores do Campus Januária, além de professores da rede estadual e municipal envolvidos com o Programa.

O evento foi uma realização da coordenação do referido Programa na instituição e teve como objetivo, apresentar as experiências dos bolsistas nas escolas de Educação Básica atendidas, além de discutir temáticas pertinentes à formação de professores.

Durante o evento, os supervisores do Programa (professores da Educação Básica bolsistas no Programa) apresentaram as principais atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência (acadêmicos das Licenciaturas) nas escolas envolvidas. Na oportunidade, houve também uma palestra com o professor Odair Nunes de Almeida (Diretor da E.E. Antônio Correa e Silva – “Escola do Alegre”), que apresentou as experiências que têm conferido à Escola do Alegre uma gestão diferenciada e um estreitamento dos laços com as comunidades atendidas.

pibid3
Contribuiu ainda com o evento a recém-formada no Curso de Licenciatura em Física e ex-bolsista do Pibid, Pollyana Antunes de Oliveira, que apresentou os resultados de sua pesquisa sobre os impactos do Pibid na formação dos professores. A pesquisa foi realizada com todos os egressos da licenciatura em Física e demonstrou como o Programa tem contribuído para a permanência dos estudantes e melhoria da formação. Por fim, todos os bolsistas realizaram avaliação dos pares por meio de ferramenta digital e em atendimento às normas gerais do Pibid. Enquanto isso, demais participantes aprenderam conceitos básicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a professora Luciene Veloso.


Ressalta-se que o Pibid está presente nos campi Januária e Salinas, e somente no campus Januária atende 13 escolas públicas de Educação Básica com a atuação dos seus mais de 120 bolsistas, reforçando a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Durante o evento a coordenadora Institucional do Pibid, professora Iza Cotrim, confirmou a realização do Seminário Institucional do Pibid em novembro de 2017, evento que integra todos os bolsistas de Salinas e Januária.

pibid2

Fim do conteúdo da página