Portal IFNMG - IFNMG Campus Januária se mobiliza para implantação de cursos de Mestrado Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG Campus Januária se mobiliza para implantação de cursos de Mestrado

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 17h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 18h19

PG 1

Tendo em vista o grande interesse do Campus Januária na implantação de programas de Pós-graduação stricto sensu, por intermédio da Diretoria de Pesquisa, pós-graduação e Inovação, a instituição recebeu, nesta quarta-feira, 19, o professor Alan Costa, Diretor do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, o qual participou de uma reunião com o Diretor-geral do campus e sua equipe, que perdurou por toda a manhã. O professor Alan fez uma extensa apresentação sobre a ampla experiência que o IF Goiano possui na oferta de programa de mestrado e doutorado, contando com 6 cursos de Mestrado e 02 de doutorado.

O professor Alan salientou que são grandes os desafios e os critérios exigidos para implantação de um programa de mestrado e doutorado, os quais são muito rígidos. Segundo o professor, para ser bem-sucedida, a proposta deve estar diretamente ligada às demandas locais e regionais e visar sempre o desenvolvimento da região em que a instituição está inserida, com vistas às estruturas já instaladas.

Segundo Alan, são muitos os benefícios, na implantação de programas desta natureza, pois além da formação de recursos humanos qualificados que muito contribuirão para o progresso regional, ao implantar um curso de pós-graduação, a instituição passará a desenvolver pesquisa para solução de problemas e impactos diversos na região.

“É um grande passo que a instituição dá, no sentido de identificar e contribuir com as potencialidades locais”, acrescentou Alan.

Alan salientou ainda, que o primeiro passo para a implantação de um programa de mestrado é que ele parta de uma demanda institucional e que sua proposta seja elaborada de forma conjunta e integrada com a comunidade acadêmica.

A professora e diretora de Pesquisa e Pós-graduação, Tatiana Tozzi, reforçou a motivação e mobilização que o Campus Januária está fazendo para a implantação de programas de pós-graduação na modalidade stricto sensu, em atendimento à verticalização exigida na ação dos institutos federais.

PG 4

“ O Campus Januária tem realizado proposta de mestrado profissional nas áreas agrárias e de ciências ambientais. Sinalizamos o envio de uma nova proposta de mestrado para o mês de outubro deste ano, que será submetida à apreciação da CAPES, e o momento atual já é de discussão com os docentes do campus, na elaboração do Projeto”, salientou Tatiana.

Fim do conteúdo da página