Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG que fizeram intercâmbio em Portugal estão de volta ao Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFNMG que fizeram intercâmbio em Portugal estão de volta ao Brasil

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 17h37 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2017, 18h06
imagem sem descrição.

Vocês se lembram de Kivison Raysllan Ferreira Sobral, Renata Moreira dos Santos e Patrícia Stefanelli Conceição? Eles foram os jovens estudantes do IFNMG que passaram uma temporada em Portugal por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do IFNMG em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Depois de quase seis meses, eles retornaram para o Brasil. Na bagagem, eles trouxeram conhecimento, histórias, amizades, experiência e muita vontade de fazer a diferença não só no Norte de Minas, mas em todo o país.

Sobre ser a diferença, a aluna Renata Moreira dos Santos (foto abaixo), que cursa Engenharia Florestal no IFNMG-Campus Salinas e é técnica em Agroindústria, garante que é uma pessoa completamente diferente depois do intercâmbio. “Sou uma pessoa de mente mais aberta, sabendo lidar melhor com as diferenças”, disse.

Foto 1 Renata

Renata fez o estágio no Departamento de Recursos Naturais da Escola Superior Agrária de Bragança, onde realizou inventários florestais de espécies de interesse da região, com o apoio de professores da área. Ela também fez a separação de amostras de solos para serem enviadas a Universidades localizadas na Espanha. Ela até visitou as cidades de Madrid, Salamanca e Barcelona, na Espanha. Também conheceu Fátima e Lisboa, em Portugal, Paris, na França, e Milão e Roma, na Itália. “Cada cidade mais mais encantadora que a outra”, afirmou Renata. Mas sobre Bragança, a estudante mantém um carinho especial.

“Bragança é uma cidade pequena, mas uma cidade completa, fui muito bem acolhida por seus moradores, pelos profissionais do Instituto Politécnico, pela Pousada da Juventude de Bragança. Resumidamente: Amei Bragança e quero um dia voltar! Durante o período de mobilidade fiz muitas amizades, pessoas que levarei para o resto da vida, de muitas regiões do Brasil, desde Rondônia até o Rio Grande do Sul, de outros países também, cada uma contribuiu de maneira diferente e significativa em minha vida”, relatou a estudante.

Teoria e práticaFoto 1 Patrícia Visitando a Monalisa

Patrícia Stefanelli Conceição, que cursa Administração de Empresas no IFNMG-Campus Pirapora, conheceu a cidade portuguesa de Porto, Madri e Paris. No Museu do Louvre, fez questão de fazer uma selfie próximo ao quadro da Monalisa (foto). Os passeios tiveram tudo a ver com o plano de negócios que desenvolveu durante o estágio.“Durante o meu estágio, desenvolvi um plano de negócios para a criação de uma empresa de turismo, além de atividades voltadas para o empreendedorismo, com a utilização do Canvas, um método de planejamento bastante popular no curso de Administração”, explicou a intercambista.

Para a estudante, não há dúvidas de que o maior aprendizado foi aplicar os conhecimentos na prática. “Espero poder utilizar o aprendizado que obtive durante esse tempo de intercâmbio para minha vida profissional, sem dúvida me sinto mais preparada para o mercado de trabalho. Vou dar continuidade a projetos que estavam em andamento aqui no Brasil e iniciar outros, além de me empenhar na Empresa Júnior que ainda é uma situação nova no meu campus”, destacou Patrícia. 

O estudante Kivison Raysllan Ferreira Sobral (foto abaixo), graduando do curso de Agronomia, do IFNMG-Campus Januária, e técnico em Agropecuária, cursou três disciplinas do curso de Engenharia Agronômica, além do estágio. “Em cada disciplina, tive o privilégio de aprender novos conceitos, técnicas, metodologias, enfim muito conhecimento e novidade. No estágio aprimorei minha experiência de trabalho em laboratório”.

Foto 2 Kivison no LaboratórioEle disse uma palavra que vai ficar pra sempre na vida dele e das intercambistas: saudade. “A estada em Portugal deixou muita saudade, pela acolhida, amizades, conhecimento adquirido, novidades. Conheci as cidades portuguesas de Macedo de Cavaleiros, Fátima, Manteiga, Belmonte, a aldeia Vinhais e Serra da Estrela. E na Espanha conheci Madrid. Afirmo com veemência que é uma experiência extraordinária 'regada' a uma forma de liberdade e de muita responsabilidade para conviver em sociedade, uma forma de amadurecimento multivariada e bastante peculiar. Não poderia mencionar palavras desagradáveis para retratar a oportunidade”, defende Kivison.

Apoio

Os intercambistas Kivison e Renata receberam uma bolsa-auxílio mobilidade para custear a passagem e o seguro-saúde. Eles ainda receberam uma bolsa mensal de 300 euros. O IPB garantiu a eles alojamento no tempo de vigência do intercâmbio e alimentação, de segunda a sábado, gratuitamente.

Como o edital, divulgado pela Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, contemplava apenas duas bolsas completas, o Campus Pirapora custeou a passagem e o seguro-saúde para Patrícia Stefanelli, classificada em terceiro lugar pelo programa. Os demais custos do intercâmbio serão custeados pela própria acadêmica. Esta é a segunda oportunidade para estudantes do IFNMG fazerem intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, fruto do convênio de cooperação firmado entre as duas instituições. Entre 2014 e 2015, estiveram em Portugal os alunos Hebert Camilo Nunes da Silva, do Campus Januária, e Izabella Luzia Silva Chaves, do Campus Salinas. 

Fim do conteúdo da página