Portal IFNMG - Doutorado Sanduíche leva professora do IFNMG-Campus Januária para o Japão Ir direto para menu de acessibilidade.

Doutorado Sanduíche leva professora do IFNMG-Campus Januária para o Japão

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 14h24 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 09h05

Lais 2.1

A professora do curso de Agronomia do Campus Januária, Laís Lorena Queiroz Moreira, que atualmente se encontra afastada da instituição, por motivo do programa de doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), desembarcou no Japão, no final do mês de agosto para cumprimento do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), na Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tokyo, que terá duração de um período de seis meses, onde a doutoranda cursará disciplinas em áreas afins, realizará trabalhos de laboratório e fará estágio em empresa japonesa.

O referido programa visa a preparação de estudantes  para prosseguir estudos avançados no campo da agricultura, meio ambiente e ciência da vida na esfera internacional, além disso, é projetado para proporcionar aos alunos, oportunidades para entender as questões de escala global em alimentos, agricultura, recursos e tecnologia que o Japão tem experimentado ao longo de décadas. Segundo Laís, o programa tem também o intuito em aprofundar a compreensão dos desafios comuns enfrentados pela América Latina e Japão e ao mesmo tempo proporcionar oportunidades de entrar em contato com a cultura e as tradições japonesas.

Lais 1.1

Laís está finalizando o terceiro ano do curso de Doutorado em Agronomia, com ênfase em Solos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu-SP, e por meio dessa Universidade, ela se inscreveu com sucesso, em processo seletivo que considerou a sua trajetória acadêmica como fator fundamental para a sua classificação no programa, que faz parte de uma parceria da Universidade Estadual Paulista, (UNESP )com a Universidade japonesa. Cabe ressaltar que todo apoio financeiro será concedido pela universidade de Tokyo.

Em contato com Laís,  ela relata que foi muito bem recebida pelos japoneses, e demonstrou também  estar muito feliz com a experiência. Para melhorar a sua comunicação com os japoneses, neste primeiro mês ela está tendo aulas de japonês e cultura Japonesa.

Ao finalizar todas as etapas do seu doutorado, previsto para o segundo semestre de 2017, Laís retornará ao Campus Januária para exercer as suas atividades na área da docência.