Portal IFNMG - Professor do IFNMG conhecerá escritório do YouTube nos EUA Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor do IFNMG conhecerá escritório do YouTube nos EUA

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 07h47 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 07h47

O servidor Wellington Silva é lotado no IFNMG-Campus Januária, onde é professor de informática

Surge uma dúvida e você está em frente a um computador ou a um dispositivo móvel. Não será nenhuma novidade conectar-se à internet para buscar mais informações. Um dos sites que você poderá utilizar para fazer essa pesquisa é o Google, que comprou, em 2006, o YouTube pela quantia de 1,65 bilhão de dólares em ações. A sede do YouTube é no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. E é para lá que vai o professor Wellington dos Santos Silva, do IFNMG-Campus Januária.

Ele embarca nessa sexta-feira, dia 16, só que primeiro participará do MeetUp do Programa Principais Colaboradores, em São Paulo, no Google. Lá estarão presentes os maiores colaboradores brasileiros dos produtos Google. No dia 19, Wellington segue para os Estados Unidos, onde participará da Primeira Conferência dos Colaboradores da Comunidade do YouTube, que consiste numa conferência internacional com os maiores colaboradores do site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos no formato digital. O evento reunirá pessoas de todas as partes do mundo, tais como Rússia, França, Japão, Uruguai, Estados Unidos e Brasil.

De acordo com o professor, estão programadas palestras com outros criadores do YouTube e com vários especialistas sobre os produtos do Google/YouTube.

A viagem está sendo realizada a convite do próprio Google, que custeará todas as despesas. “Participo de um programa do YouTube chamado Help Heroes, cujo objetivo é fazer vídeos tutoriais sobre tecnologia e sobre o YouTube. Estou no programa desde dezembro de 2014. Fui convidado pelo Google junto com outros brasileiros que também participam do programa. Voltarei dos EUA no dia 22 de setembro”, informa o professor.

Inclusão tecnológica

Wellington ainda mantém um canal no YouTube, onde posta vídeos sobre informática e tecnologia da informação e sobre o YouTube. “Esses vídeos são dicas para novos usuários que querem tanto usar quanto criar vídeos para o YouTube”, explica.

Viagem realizada no ano passado para Estúdio do Youtube Space São Paulo

O professor Wellington destaca que a população vive numa era em que a tecnologia não é mais uma tendência, e sim uma realidade. “Quase tudo hoje precisa de tecnologia, não só de informática. O mundo hoje é muito dinâmico, novidades surgem a todo instante, portanto, é muito importante que todos busquem conhecimento, estou fazendo minha parte com o meu canal”, afirma.

A proposta de compartilhar o conhecimento com alunos e com a sociedade tem como princípio, de acordo com Wellington, democratizar o acesso à tecnologia. Ele constata que a exclusão digital é realidade e isso precisa mudar. Ele reconhece que tem tido uma evolução nos últimos anos, devido a algumas facilidades como: aparelhos celulares que podem acessar internet, planos de dados que levam internet a lugares mais distantes, mesmo que precário.

Reconhecimento

Nesse contexto, Wellington argumenta que o Google foi e é determinante. “Sem dúvida alguma, o Google transformou o mundo em vários sentidos. Hoje conseguimos ligar o celular e traçar a melhor rota por onde devemos ir, pesquisar em segundos um assunto na internet, transmitir vídeos ao vivo, conhecer o mundo pelo maps. Tudo isso foi graças ao Google. Portanto, não só pra mim, mas para todos o Google é imprescindível no nosso dia a dia”, defende.

Participar do evento será, conforme analisa Wellington, a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e de aprender mais. O convite o pegou de surpresa. “Não é todo dia que somos convidados pela maior empresa de internet do mundo a participar de um evento onde estão os melhores da plataforma, tratando-se de suporte tecnológico. Estou muito feliz e vou trazer sem dúvida alguma novas experiências para todos, principalmente, para meus alunos”, garante o professor.

Wellington conta que sempre estudou em Januária e sempre teve o sonho de fazer um curso na área de tecnologia quando era adolescente. O sonho tornou-se realidade: “Fiz curso técnico em informática e o superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos no IFNMG Campus Januária. Já fui técnico em informática e hoje sou, com muito orgulho, professor de informática”, relata. Ele se esqueceu de dizer que a concretização do seu sonho foi além. 

Fim do conteúdo da página