Portal IFNMG - IFNMG Campus Januária conquista o 2º lugar em concurso de melhores trabalhos de TCCs no CBIE Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 15h11 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2015, 15h12

O Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “O Uso da Tecnologia como Ferramenta de Compartilhamento e Preservação do Dialeto Indígena” do acadêmico Dener Guedes Mendonça, formado em 2015 em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) no IFNMG, Campus Januária, recebeu a premiação de 2° melhor Trabalho de Conclusão de Curso em Informática na Educação no IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE.

O trabalho concorreu dentro do Concurso de TCC, Dissertações e Teses (CTD-IE) com acadêmicos de outras instituições espalhadas pelo país e após ser selecionado e tendo realizado a apresentação oral da pesquisa conquistou o 2º lugar entre os três melhores trabalhos de TCCs do evento, conforme a classificação abaixo:
1ª - Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns (UPE);
2º - Instituto Federal Norte de Minas Gerais, Campus Januária (IFNMG);
3º - Instituto de Computação – Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A participação neste Congresso (CBIE 2015) também resultou em um Artigo que já esta publicado nos Anais dos Workshops do evento. O TCC premiado também contou com esforços e incentivos dos Professores Joselice Ferreira Lima, Claudio Alexandre Gusmão e Suzana Alves Escobar, todos do Campus Januária-MG.

O CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) é um evento em nível internacional voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino. A sua 4ª edição foi realizada entre os dias 26 a 30 de outubro de 2015 em conjunto com o LACLO (Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem), um evento também em nível internacional, que está em sua 10° Edição congregando com toda a comunidade Latino-Americana interessada em Tecnologias Educacionais.
A premiação do trabalho ocorreu no dia 28 de outubro em uma tarde descontraída na praia de Maceió, local do evento.

É importante salientar o valor desse prêmio tanto para o IFNMG quanto para o Curso de TADS, como meio de destacar a qualidade dos trabalhos de nossos acadêmicos. Acreditamos que através de pequenas ações podemos contribuir para uso de maneira responsável das tecnologias como ferramentas de apoio e auxilio a educação.

> Anais dos workshops do evento.