Portal IFNMG - Câmpus Januária realiza plantio de mudas no município de Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Câmpus Januária realiza plantio de mudas no município de Januária

Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 14h29 | Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 14h40

arborizacao 1

No último sábado dia 06/12/2014 foi realizado o plantio de 370 mudas de árvores no município de Januária, beneficiando os bairros São Domingos, São Francisco e Bairro Jussara, além de uma praça na região central. Esta iniciativa partiu do descontentamento do professor Ivan Almeida ao notar uma cidade tão quente e de alta incidência solar como Januária ter uma arborização tão deficiente.

“É de suma importância a arborização urbana para obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida, pois além da função estética e paisagística, ela proporciona outros benefícios à população, dentre eles destacam-se: sombreamento, purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima da cidade; influência no balanço hídrico; reduzem a poluição sonora, preservam a biodiversidade no meio urbano, entre outros” salienta o Doutor Ivan Almeida.

arborizacao 2

Para tentar despertar o interesse da população sobre a importância da arborização e melhorar a educação ambiental no município foi desenvolvido o projeto de extensão com esta finalidade, denominado ARBORIZAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE JANUÁRIA que contou com a ajuda de estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola que se dispuseram a abraçar a causa de maneira voluntária. Além do plantio de árvores o projeto também entrevistou os moradores através de questionários para poder entender a percepção dos moradores a respeito da arborização urbana e procurar aprimorar o projeto para os próximos anos. Este projeto foi uma parceria entre o IFNMG – câmpus Januária, o IEF - Januária e a Prefeitura Municipal de Januária. Para a produção das mudas foi utilizado o horto florestal do IEF onde foram produzidas as mudas de Neem (Azadirachta indica), Escova-de-garrafa (Callistemon spp) e Escumilha africana (Lagerstroemia speciosa) que são espécies adaptadas a arborização urbana.

arborizacao 3

“Todo o esforço valeu a pena, ao ver a felicidade estampada nos rostos dos moradores, vendo que muitas vezes um pequeno gesto pode trazer melhorias para estas famílias. A gente se sentiu muito realizado e feliz em poder participar desde projeto e poder contar com a ajuda dos colegas do curso de EAA e Agronomia no momento do plantio”, frisa os estudantes voluntários do projeto Paulo Henrique e Larissa Rodrigues.

arborizacao 4

“Espero que este projeto possa ter continuidade e que mais bairros possam ser contemplados e com mais espécies de árvores do que as 3 utilizadas e que o verde das folhas e as mais variadas cores das flores possam reinar na cidade de Januária”, encerra o professor Ivan.

Confira mais fotos aqui.