Portal IFNMG - Câmpus Januária realiza plantio de mudas no município de Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Câmpus Januária realiza plantio de mudas no município de Januária

Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 14h29 | Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2014, 14h40

 arborizacao 1

No último sábado dia 06/12/2014 foi realizado o plantio de 370 mudas de árvores no município de Januária, beneficiando os bairros São Domingos, São Francisco e Bairro Jussara, além de uma praça na região central. Esta iniciativa partiu do descontentamento do professor Ivan Almeida ao notar uma cidade tão quente e de alta incidência solar como Januária ter uma arborização tão deficiente.

“É de suma importância a arborização urbana para obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida, pois além da função estética e paisagística, ela proporciona outros benefícios à população, dentre eles destacam-se: sombreamento, purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima da cidade; influência no balanço hídrico; reduzem a poluição sonora, preservam a biodiversidade no meio urbano, entre outros” salienta o Doutor Ivan Almeida.

arborizacao 2

Para tentar despertar o interesse da população sobre a importância da arborização e melhorar a educação ambiental no município foi desenvolvido o projeto de extensão com esta finalidade, denominado ARBORIZAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE JANUÁRIA que contou com a ajuda de estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola que se dispuseram a abraçar a causa de maneira voluntária. Além do plantio de árvores o projeto também entrevistou os moradores através de questionários para poder entender a percepção dos moradores a respeito da arborização urbana e procurar aprimorar o projeto para os próximos anos. Este projeto foi uma parceria entre o IFNMG – câmpus Januária, o IEF - Januária e a Prefeitura Municipal de Januária. Para a produção das mudas foi utilizado o horto florestal do IEF onde foram produzidas as mudas de Neem (Azadirachta indica), Escova-de-garrafa (Callistemon spp) e Escumilha africana (Lagerstroemia speciosa) que são espécies adaptadas a arborização urbana.

arborizacao 3

“Todo o esforço valeu a pena, ao ver a felicidade estampada nos rostos dos moradores, vendo que muitas vezes um pequeno gesto pode trazer melhorias para estas famílias. A gente se sentiu muito realizado e feliz em poder participar desde projeto e poder contar com a ajuda dos colegas do curso de EAA e Agronomia no momento do plantio”, frisa os estudantes voluntários do projeto Paulo Henrique e Larissa Rodrigues.

arborizacao 4

“Espero que este projeto possa ter continuidade e que mais bairros possam ser contemplados e com mais espécies de árvores do que as 3 utilizadas e que o verde das folhas e as mais variadas cores das flores possam reinar na cidade de Januária”, encerra o professor Ivan.

Confira mais fotos aqui.

Fim do conteúdo da página