Portal IFNMG - Campus Janaúba terá novo curso técnico em Vigilância em Saúde integrado ao ensino médio Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Janaúba terá novo curso técnico em Vigilância em Saúde integrado ao ensino médio

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 10h00 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h43

O Processo Seletivo do IFNMG, para seleção de alunos para cursos técnicos gratuitos com início no primeiro semestre de 2020, em várias cidades, está com inscrições abertas até 31/10/19. Entre as novidades desta edição, está a oferta de vagas para o novo curso técnico em Vigilância em Saúde integrado ao ensino médio do Campus Janaúba.

Para participar da seleção, os candidatos devem estar no último ano do ensino fundamental. Assim, a partir do ano que vem, os aprovados farão ao mesmo tempo, no IFNMG, o ensino médio e o técnico. Quem já estiver cursando o ensino médio em outra escola poderá ingressar nos técnicos integrados, no entanto, será necessário começar tudo de novo, desde o primeiro ano.

Para a primeira turma do curso técnico em Vigilância em Saúde integrado ao ensino médio, o Campus Janaúba abriu 40 vagas. As atividades do curso acontecerão na sede do campus, situado na Avenida Brasil, nº 334, no Centro. O curso terá duração de três anos e será ofertado em período integral.

O objetivo é formar profissionais para atuarem em diferentes ações relacionadas à vigilância em saúde: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância em saúde ambiental, análise da situação de saúde e promoção da saúde. Além dos conhecimentos tecnico-científicos da área, a intenção é propiciar a formação de profissionais dotados de princípios éticos e visão crítica, comprometidos com o desenvolvimento regional e respeito à natureza e à diversidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do ser humano. Com a formação desses profissionais, o IFNMG pretende contribuir para que o município de Janaúba possa dar um salto qualitativo no atendimento à saúde, vista de forma integral.

O técnico pode atuar em qualquer estrutura operacional de vigilância (sanitária, epidemiológica, em saúde do trabalhador e ambiental), bem como nas ações de planejamento, gestão, informação e educação relacionadas a essas áreas. O profissional é preparado para atuar em qualquer instituição de saúde das três esferas de governo: municipal, estadual e federal. O técnico em Vigilância em Saúde é um dos membros integrantes da equipe de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

A proposta pedagógica do curso foge à tradicional divisão dos conteúdos entre disciplinas ou matérias convencionais, sendo orientada no sentido da integração e transdisciplinaridade. O currículo foi organizado com base em temas geradores, que é o nome que cada unidade recebe nessa proposta – baseada na metodologia dos Temas Geradores de Paulo Freire. Os temas geradores são temáticas, em sua maioria, transdisciplinares, que contemplam uma gama de conhecimentos que se entrelaçam, articulados em torno de situações reais, locais e regionais. É o que os alunos encontrarão, por exemplo, quando se dedicarem ao tema gerador “Natureza, Sociedade e Questão Ambiental. Doenças, clima e saúde coletiva” ou “Glocal English (do global para o local e do local para o global): ressignificando a identidades por meio de diálogos transculturais e a intercomunicação das informações em saúde”.

Cada tema gerador será conduzido por dois ou mais professores, durante um período de cerca de oito semanas. Tomemos outro exemplo de tema gerador, “Tópicos em Saúde Pública e História do Brasil”. Os professores da área de formação profissional e o professor de história encarregados de trabalhar o tema terão inteira responsabilidade didática sobre ele. Os docentes poderão entrar na sala de aula juntos em uma aula; em outra, cada um assume sozinho; e voltam a dividir a aula num terceiro momento, por exemplo. Não importa como será a organização. O mais importante é a partilha de saberes, o planejamento conjunto, a capacidade de relacionar-se com o outro. Parte da carga horária do curso será dedicada a temas geradores escolhidos pelos próprios alunos, que terão a possibilidade de aprofundarem-se em determinadas áreas de conhecimento.

A prática profissional dos futuros técnicos em Vigilância em Saúde será articulada entre todas as disciplinas ao longo dos três anos, por meio de atividades práticas, visitas técnicas, pesquisas de campo, análise de situações-problema, elaboração e execução de projetos. Entre as práticas profissionais também poderão ser contempladas atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o atendimento e desenvolvimento da comunidade. Ao longo do curso, cada aluno trabalhará para gerar um produto tecnológico, que tenha como foco a melhoria da qualidade de vida as pessoas e possa ser efetivamente empregado em benefício da comunidade.

Para mais informações sobre o curso técnico em Vigilância em Saúde integrado ao ensino médio, consulte o projeto pedagógico.

Processo Seletivo

Para conquistar uma vaga para o novo curso técnico em Vigilância em Saúde integrado ao ensino médio, é necessário ser aprovado no Processo Seletivo, que está com inscrições abertas até o dia 31/10, somente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

O Instituto reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

As provas do Processo Seletivo serão aplicadas no dia 08/12/2019. Os candidatos aos cursos técnicos integrados farão prova pela manhã, com 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (confira o conteúdo programático). As cidades de prova serão Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni, Japonvar, Manga, São Francisco e Taiobeiras.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo para cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio estão disponíveis no Edital nº 138/2019. Em caso de dúvidas sobre o Processo Seletivo, os candidatos podem entrar em contato com o IFNMG pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página