Portal IFNMG - IFNMG e Prefeitura inauguram espaço cultural em Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG e Prefeitura inauguram espaço cultural em Janaúba

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 10h02 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 10h37

espao cultural 4

Na última sexta-feira, 30/08, o IFNMG e a Prefeitura Municipal de Janaúba entregaram oficialmente à comunidade o Espaço Cultural Central do Brasil. Comunidade a autoridades compareceram à cerimônia de inauguração do espaço reformado conjuntamente pelos dois entes públicos, com o objetivo de oferecer gratuitamente atividades diversas que propiciem para a população maior acesso ao conhecimento e a atividades culturais.

Em sua fala durante o evento, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, começou lembrando algo que orienta e marca a atuação do Instituto em todos os seus projetos: oportunidades. É isso que o IFNMG oferta à população por meio de seus cursos e também por espaços como aquele que se inaugurava em Janaúba: oportunidade como caminho para a igualdade, lembrou o reitor. E conclamou a própria comunidade para a assenhorar-se do espaço que é dela: “Precisamos do apoio dessa comunidade que está aqui. Vocês têm que abraçar isso que está aqui, isso é nosso!”.

Na ocasião, o prefeito, Carlos Isaildon Mendes, ex-aluno da Escola Agrotécnica Federal de Salinas, atualmente um dos campi do IFNMG, também ressaltou a importância do Instituto e o papel que desempenha no desenvolvimento da região onde está inserido. Em sua fala, ele também frisou a importância do espaço cultural no Centro de Janaúba, um local de lazer, cultura e atividades recreativas, que tem o potencial de ajudar pessoas jovens e idosas a reconhecerem potenciais dons artísticos e de difundir a cultura gorutubana.

centro cultural 3

O diretor do IFNMG-Campus Avançado Janaúba, Fernando Barreto, destacou a importância da parceria da Prefeitura Municipal para o desenvolvimento do Campus e para a obtenção do novo espaço, que já está sendo usado como reforço para a educação profissional. Três salas foram cedidas ao Instituto, sendo duas delas para aulas e uma para a funcionamento da biblioteca do Campus, que foi batizada em homenagem a Fernando Nunes dos Santos, professor do IFNMG que faleceu em maio deste ano.

Também prestigiaram a cerimônia de inauguração o deputado federal Leonardo Monteiro, a deputada estadual Leninha, o presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Pastor Walter, além de outras autoridades e representantes de outros setores da comunidade. O evento contou com um momento de apresentação musical, por conta do projeto de extensão “Cantando o Gorutuba”, e sessão de bate-papo com a artista plástica Guigui Alcantara (foto abaixo), que falou um pouco sobre a história do espaço cultural e da cultura gorutubana. Guigui é autora do painel que ilustrou o palco do evento.

espao cultural 5

O Espaço

O Espaço Cultural Central do Brasil está localizado no Centro de Janaúba, na Avenida Brasil, nº 660. Conta com local para leitura e estudo, salas climatizadas, palco para atividades recreativas, sala de informática, pátio com mesas para estudo, banheiros e cozinha. A Biblioteca Pública de Janaúba vai continuar no local, onde funciona desde 2001, quando a União cedeu para a Prefeitura o espaço, que pertencia, legalmente, à Ferrovia Federal - daí a referência para o nome com o qual o lugar foi batizado.

Com informações de Renata Santos

Fotos: Projetos Grupo de Soluções Tecnológicas e Plano de Comunicação do Espaço Cultural de Janaúba