Portal IFNMG - Câmpus Avançado Janaúba recebe evento mundial sobre a plataforma Arduino Ir direto para menu de acessibilidade.

Câmpus Avançado Janaúba recebe evento mundial sobre a plataforma Arduino

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2015, 09h26 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2015, 10h29

chamada arduino

No próximo sábado (28/03), o Câmpus Avançado Janaúba sedia o “Arduino Day 2015”, evento que irá apresentar, debater e reunir projetos relacionados ao arduino, uma plataforma de desenvolvimento de sistemas embarcados utilizada por todo mundo em diversas aplicações, desde robótica até controle de irrigação.

O Arduino Day é a comemoração do aniversário da plataforma criada em 2004 na Itália e acontece descentralizado em diversos países do mundo. Em Minas Gerais, o evento é organizado pelo Centro de Desenvolvimento Colaborativo de Coisas - Minas Up, em parceria com o IFNMG - Câmpus Avançado Janaúba, a Prefeitura Municipal de Janaúba, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade Aberta de Minas Gerais (UAITEC) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

As inscrições para o evento, que contará com palestras, workshops, demonstrações e debates, são gratuitas e podem ser realizadas no site do CDC Minas Up. A programação completa pode ser acessada clicando aqui. O evento será realizado no prédio do CAIC (Av. Manoel Bandeiras, 460 – Bairro Veredas – Janaúba), onde o IFNMG está funcionando provisoriamente.

O Arduino

Barato, funcional e de fácil programação, o arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, o que quer dizer que qualquer pessoa pode personalizar e melhorar o Arduino e utilizá-lo de forma independente, seja para controlar um robô, as luzes da casa, a temperatura do ar-condicionado e uma infinidade de outras aplicações.