Portal IFNMG - IFNMG está com inscrições abertas para 1.500 vagas para Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 17h05 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 21h44

O IFNMG, por meio do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), está com inscrições abertas para o processo de formação de reserva de vagas para 11 cursos de Formação Inicial e Continuada, sendo eles: Cultura Afro-Brasileiro e Indígena; Ensino da Língua Brasileira de Sinais; Espanhol Básico; Ensino de Português para Surdo; Inglês Básico; Libras Básico; Libras Intermediário; Maquiador; Maria da Penha vai a Escola; Espanhol Básico (Divina Providência) e Inglês Básico (Divina Providência). No total, são 1.500 vagas, distribuídas conforme determinada de cada edital que rege a seleção para cada curso.Tanto a inscrição quanto os cursos são inteiramente gratuitos.

O artigo 7º da Lei 11.892/2008 destaca que são objetivos dos Institutos Federais “(…) ministrar cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade (...)". Esses cursos se caracterizam-se como base para o ingresso na vida profissional ou no mundo de trabalho, capacitando o cidadão para atuar em determinada área do conhecimento. É, também, um processo permanente de aperfeiçoamento, qualificação e atualização das experiências profissionais adquiridas, o que oportuniza ao trabalhador ampliar suas competências profissionais.

Como se inscrever

Dos 11 cursos, oito são ofertados especificamente pelo CEAD/IFNMG. São eles: Cultura Afro-Brasileiro e Indígena; Ensino da Língua Brasileira de Sinais; Espanhol Básico; Ensino de Português para Surdo; Inglês Básico; Libras Básico; Libras Intermediário e Maria da Penha vai a Escola. Nesse caso, o interessado deve acessar o site do Sistema de Seleções IFNMG-CEAD, escolher um desses oito cursos e preencher o formulário eletrônico de inscrição. Após preencher, o candidato receberá um e-mail para confirmar a inscrição. Clique no link "Clique AQUI para confirmar" e pronto! Sua inscrição está efetuada. Não deixe de imprimir o seu comprovante de inscrição.

Clique aqui para se inscrever em um desses oito cursos.

Para se inscrever nos cursos de Maquiador, Espanhol Básico (Divina Providência) ou Inglês Básico (Divina Providência), o interessado deve fazer a inscrição, presencialmente, no Sistema Divina Providência, que fica na Avenida Mestra Fininha, nº 2.409, no bairro Morada do Sol, no horário de 8h as 11h e de 13h as 16h. No ato da inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais exigidos no formulário e responder ao formulário socioeconômico.

Confira os prazos de inscrição

Cultura Afro-Brasileiro e Indígena: inscrições até 28/09/2018
Ensino da Língua Brasileira de Sinais: inscrições até 28/09/2018
Espanhol Básico: inscrições até 29/09/2018
Ensino de Português para Surdo: inscrições até 26/09/2018
Inglês Básico: inscrições até 28/09/2018
Libras Básico: inscrições até 28/09/2018
Libras Intermediário: inscrições até 28/09/2018
Maria da Penha vai a Escola: inscrições até 28/09/2018
Maquiador: inscrições até 03/10/2018
Espanhol Básico (Divina Providência): inscrições até 03/10/2018
Inglês Básico (Divina Providência): inscrições até 03/10/2018

Atenção aos editais

Para cada curso há um edital específico com as normas que vão orientar todo o processo seletivo. A carga horária dos cursos variam de 180 a 200 horas, com previsão de duração entre quatro e cinco meses. Quanto à modalidade dos cursos, eles variam entre Educação a Distância e semipresencial. O candidato deve atentar-se ao público-alvo de cada curso. Mas há oportunidades para servidores do IFNMG, alunos e professores de nível médio e graduação de Instituição Pública das redes públicas de educação no âmbito Federal, Estadual ou Municipal e para a população em geral.

Todas as informações referentes aos processos seletivos, independentemente de caráter coletivo ou individual, serão publicadas no site ead.ifnmg.edu.br, desobrigando o IFNMG de fazê-lo por outros meios de comunicação. O Processo Seletivo Simplificado terá validade de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável por igual período. Dúvidas e informações acerca dos editais poderão ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja os editais:

Edital 312/2018 - Processo Seletivo Inglês Básico