Portal IFNMG - II Copene (CONGRESSO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS (AS) Ir direto para menu de acessibilidade.

II Copene (CONGRESSO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS (AS)

Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 16h51 | Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 19h21

Aconteceu, entre os dias 27/02 e 02/03 de 2018 na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, o II Copene (CONGRESSO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS (AS). O congresso é uma iniciativa da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) que se alicerça nos seguintes objetivos: congregar diversos pesquisadores(as) negros(as); congregar pesquisas que abordem os interesses e direitos das populações negras do Brasil; possibilitar publicações de teses, dissertações e artigos mantendo intercâmbio com outros países, entre outros.
O tema do Cepene 2018 da região sudeste abordou "Negritude e Afro-Brasilidades em tempos de incerteza". Além das discussões acadêmicas como mesas redondas, minicursos, palestras e lançamento de livros, foram incluídas diferentes intervenções artísticas, espaços de feira, relatos de experiências e rodas de conversa, democratizando desta forma as diferentes modalidades de conhecimento e sociabilidade.
Foram debatidos temas como Arte e artistas negros(as); Raça e Gênero; Escravidão e Racismo, Educação, Saberes tradicionais e os povos de terreiro, além do aprofundamento de questões sobre ações afirmativas e auto-declaração; literatura, subjetividades e relações raciais.
O II copene, desta forma, se apresenta como espaço inovador, afirmativo e de importância salutar para repensarmos o espaço universitário, as diferentes pesquisas e os saberes e conhecimentos; legitimando, desta forma, os pesquisadores(as) negros(as), seus interesses e direitos rumo a uma sociedade mais democrática, dinâmica e progressista.