Portal IFNMG - Recursos Disponíveis Ir direto para menu de acessibilidade.

Recursos Disponíveis

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 10h47 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 11h51

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OFERECIDOS AOS PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO

1. Biblioteca

A biblioteca é um organismo de valor social que fortalece a vida intelectual do estudante, atuando como suporte informacional da instituição, promovendo e incentivando a leitura e a pesquisa. Para isso é necessário que ela esteja perfeitamente a par das atividades da instituição, para que possa orientar suas pesquisas e disponibilizar produtos e serviços de qualidade. Os objetivos específicos da biblioteca são determinados pela instituição e o objetivo geral é facilitar o acesso ao uso das fontes de informação que representam a base do ensino, da pesquisa e da extensão. Possui uma área de 136,5 m2 , sendo 87,5 m2 destinados para os estudos individuais e em grupos. Possui, atualmente, 14 (quatorze) mesas com 4 (quatro) cadeiras para estudo, 8 (oito) cabines para estudos individuais, 2 (duas) salas de estudo em grupo, 2 (dois) ventiladores e 1 (um) aparelho de ar condicionado; os outros 49 m² são destinados ao acervo de livros e periódicos dos cursos oferecidos pelo campus, setor administrativo e atendimento da biblioteca. Nesse espaço, os usuários contam também com 1 (um) terminal para consulta ao acervoe 5 (cinco) computadores com acesso à internet, além de 1 (um) ventilador e 1 (um) aparelho de ar condicionado.

1.1 Acervo por áreas do CNPq

DVD's

59

62

Coleção em Braile (diversos tipos de materiais)

4

35

Coleção de Periódicos

65

587

2. Instalações e Equipamentos Oferecidos aos Docentes e Discentes do Curso

O Campus Araçuaí tem área total construída de 4.129 m² distribuída da seguinte maneira:

PRÉDIO I

DESCRIÇÃO

APLICAÇÃO

NÚMERO

Salas com capacidade para 40 alunos, equipadas com quadro branco e ventilador

Salas de aula

10

Auditório com capacidade para 250 pessoas

Palestras e eventos culturais

Auditório com capacidade para 150 pessoas

Palestras e eventos culturais

1

Salas com capacidade para 40 alunos, climatizadas e equipadas com 41 computadores (Dell Pentium Core 2 Duo 3 GHz, HD 180 GB, 4 GB RAM, Windows 7), projetor multimídia e quadro branco

Laboratórios de Informática

2

Sala climatizada com capacidade para 20 pessoas

Reuniões didático pedagógicas

1

Sala de professores climatizadas e equipadas com mesas e armários

Trabalho individual e reuniões

2

Sala de manutenção de equipamentos de informática.

Manutenção de equipamentos de informática.

Ginásio coberto

Área de lazer, convivência e prática de esportes

Banheiros Coletivos

Sanitários

6

Salas administrativas climatizadas e equipadas com computadores e impressoras

Protocolo, RH, compras, financeiro, TI

5

Salas climatizadas e equipadas com computadores e impressoras

Diretoria de Ensino, Laboratório de Enfermagem, Secretaria Escolar

3

Cantina equipada com geladeira, micro-ondas, fogão, filtro

Área de convivência, lanches

1

Sala de direção climatizada e equipada com computador e impressora

Atividades da direção geral

PRÉDIO II

Área total construída de 572 m² com dois andares onde funcionam várias Coordenadorias (Projetos, Programas e Coordenações).

No primeiro andar funcionam: Sala de Coordenadoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica; Sala de Coordenadoria de Extensão; Sala de Assistência Estudantil; Sala de Encaminhamento Psicológico; Sala de Coordenação do PRONATEC; Sala de Coordenação e Secretaria do e-Tec; Sala do Grêmio Estudantil/Centro Acadêmico/Associação de Pais e Mestres; Consultório Médico; Sala de Comissões- CPA/CISCPCCTAE/CPPD; Banheiros; Sala de apoio ao Núcleo de Produção;

No térreo, funciona: Cantina, banheiros, área de lazer e convivência para os alunos, mecanografia e elevador de acesso.

3. Recursos Tecnológicos

O IFNMG – Campus Araçuaí dispõe dos seguintes recursos tecnológicos que servirão como equipamentos de apoio nas atividades didático-pedagógicas:

• 1 Notebook Itautec W7655 C57R6 c/ Intel® Pentium Dual Core T4200 2.0GHz 4GB 320GB DVD-RW Webcam 1.3MP 15.4";
  • 1 projetor datashow Sony VPL-ES5;
  • 1 máquina fotográfica Sony Cybershot DSC-W210 12.1 megapixel;
  • 2 GPS Garmin modelo 72;
  • 6 projetores multimídia;
  • 10 lousas digitais.

4. Infraestrutura Específica do Curso

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí possui três (03) Laboratórios de Informática, sendo que cada um possui uma finalidade específica dentro do escopo das aulas, oferecendo suporte prático para todas as atividades desenvolvidas nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico Em Informática Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

4.1 Laboratório de Informática I e Laboratório de Informática II, cada um com:

Composto de 40 computadores Dell OPTIPLEX 760, processador Intel Core 2 Duo, interligados em rede e com acesso à Internet, quadro branco e data show.

4.2 Laboratório de Redes

Composto de 20 computadores Dell OPTIPLEX 760, processador Intel Core 2 Duo, interligados em rede e com acesso à Internet, quadro branco e data show.

4.3 Laboratório de Física e Matemática

O Laboratório de Física e Matemática, ocupando uma área de 60m², atenderá diversas disciplinas do curso, dentre essas a Estatística Básica, estando equipado com instalações adequadas, projetor multimídia, ar condicionado e equipamentos para este propósito. O laboratório conta
também com uma Unidade mestra de física para o ensino com sensores, interface e software e uma Unidade mestra de matemática para o ensino técnico e superior com sensores, interface e software.