Portal IFNMG - “Conversas com Lori Figueiró” recebe Rubinho do Vale no Campus Araçuaí nesta quinta-feira, dia 27 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

“Conversas com Lori Figueiró” recebe Rubinho do Vale no Campus Araçuaí nesta quinta-feira, dia 27

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 11h39 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 14h18

Dando sequência ao projeto de extensão "Conversas com Lori Figueiró", o IFNMG-Campus Araçuaí convida a comunidade a participar da terceira roda de conversa:  "Arte, afeto e imaginação política no Vale do Jequitinhonha", com participação de Rubinho do Vale. Será nesta quinta-feira, 27 de junho, às 14 horas, na biblioteca de Unidade. A entrada é franca.

Rubinho do Vale é violeiro, cantor e compositor brasileiro nascido na cidade de Rubim, no Vale do Jequitinhonha. Ele é reconhecido nacionalmente por sua obra musical, que dialoga com a cultura popular e com o universo cultural do Vale. Lori Figueiró, responsável por conduzir as rodas de conversa do projeto, é fotógrafo autodidata e membro fundador do Centro de Cultura Memorial do Vale.

Num contexto de esgotamentos da imaginação política, as obras de Lori Figueiró e Rubinho do Vale tecem diálogos que despsicologizam os afetos e os materializam na ética, na política e nas relações tecidas em suas vivências com o povo do Vale do Jequitinhonha. Lori Figueiró e Rubinho do Vale fazem da alegria e da força do povo matérias-primas de suas obras. A fotografia de Lori Figueiró e a música de Rubinho do Vale lançam para um horizonte de expectativas, que se abre para a imaginação política e não permite que a melancolia se perpetue como modo de vida.

O projeto

"Conversas com Lori Figueiró" é um dos projetos decorrentes do acordo de cooperação firmado entre o IFNMG-Campus Araçuaí e o Centro de Cultura Memorial do Vale visando à realização de ações conjuntas para fomento da cultura na região. O objetivo do projeto é potencializar o papel da biblioteca como instrumento de ação cultural, transformando seu usuário em público participante, suscitando uma cultura literária viva, dinamizando a mediação da informação e da comunicação por intermédio de conversas entre Lori Figueiró e mestres dos saberes tradicionais do Vale do Jequitinhonha.

A coordenação do projeto é de Sueli do Carmo Oliveira, coordenadora de Extensão do Campus, e Michelly Lopes, bibliotecária.

 

lori figueiró

Fim do conteúdo da página