Portal IFNMG - Dia do Meio Ambiente com ação e conscientização Ir direto para menu de acessibilidade.

Dia do Meio Ambiente com ação e conscientização

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 12h56 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 15h50

O dia 05 de junho é o dia mundial do Meio Ambiente. Em referência à data, o servidores e estudantes do IFNMG - Campus Araçuaí, realizaram visita à Escola Estadual Insdustrial São José, que é parceira do campus em diversas iniciativas, para conversas com os estudantes, aprentação de projetos e discussão de propostas relacionadas ao Meio Ambiente.

k5

O professor Kaíque Cardoso, coordenador do curso técnico em Agroecologia, ministrou uma palestra sobre "Conscientização ambiental e reaproveitamento de resíduos", aboradando assuntos desde a primeira grande conferência de Estocolomo (Suécia), de 1972, os tratados e compromissos ambientais no âmibto mundial sobre o Meio Ambiente e a Conservação de Recursos Naturais, e ainda as posturas locais e individuais.

Foram apresentados dois dos projetos de Extensão em andamento no campus Araçuaí: Sustentabilidade Ambiental, coordenado pela servidora Adriene Matos e Fabriqueta de Sabão, coordenado pelo professor Kaíque. A Fabriqueta de sabão recolhe o óleo residual de fritura das comunidades e transforma em sabão artesanal, evitando o descarte incorreto e previnindo a geração de impactos ambientais.

k2k3k4

A fala foi complementada pelos estudantes Carla Pereira e Warley Jardim, graduandos em Gestão Ambiental do IFNMG, que trouxeram exemplos práticos e tiraram dúvidas.

Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

k1Equipe da E. E. Industrial São José, o professor Kaíque e os estudantes do IFNMG.