Portal IFNMG - Estudantes da Gestão Ambiental participam da 12ª Semana de Integração Tecnológica da EMBRAPA Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 08h52 | Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 08h52

Entre os dias 20 e 23 de maio, estudantes dos campi Araçuaí e Almenara participaram da 12ª Semana de Integração Tecnológica da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG).

Sobre o evento

A Embrapa Milho e Sorgo é uma das 47 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Unidade de pesquisa foi implantada em 14 de fevereiro de 1976, aproveitando a infra-estrutura existente do então Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Centro-Oeste (Ipeaco), no município de Sete Lagoas-MG. Possui um quadro técnico de 336 colaboradores, sendo 149 assistentes, 60 técnicos, 52 analistas e 75 pesquisadores.

A 12ª Semana de Integração Tecnológica (12ª SIT) discutiu o tema "Bioeconomia na Agropecuária: do conhecimento à inovação". O evento teve o objetivo de integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário de Minas Gerais e promover o diálogo e a troca de experiências entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos de extensão rural, universidades e empresas agropecuárias.

Natal4

De acordo com o supervisor do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Fredson Ferreira Chaves, a SIT é uma oportunidade de integração institucional para discutir e viabilizar soluções tecnológicas mais econômicas para o setor agropecuário. "Os sistemas de produção agropecuários, a cada ano, obtêm maiores produtividades, mas com alto custo financeiro. "É preciso trabalhar a economia circular e o uso de insumos renováveis. Isto se dá com a reutilização de produtos desenvolvidos na fazenda ou com recursos biológicos", disse.

Visitas técnicas

Os estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Técnico em Agropecuária (Campus Almenara) e Gestão Ambiental (Campus Araçuaí) foram orientados pelos servidores Edmilson Barbosa, José Maria e Sirlei Dias, do campus Almenara, e Natalino Martins Gomes, do campus Araçuaí, e fizeram também visita técnica à Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e a Gruta Rei do Mato no município de Sete Lagoas. Nessa oportunidade, foi possível conhecer aspectos da fauna e flora nacional e internacional, bem como um pouco da formação geológica local.

Natal3

Seguem alguns relatos dos participantes do evento:

“O SIT 2019 me proporcionou múltiplas experiências, dentre elas estão a prática sobre plantio da palma forrageira, que é uma boa opção para fornecimento de alimento para o gado na região semiárida. Pude conhecer técnicas de plantio, manejo e como preparar o alimento para ser servido aos animais.” Anderson Almeida, estudante.

“Participar da SIT 2019 proporcionou aprimorar conhecimento sobre os mais diversos temas abordados no evento, além de permitir troca de experiências e estabelecer novas relações com outra instituição, o que pode significar oportunidade de estágios futuros.” Kelly Cordeiro, estudante.

"Participar do minicurso Manejo e controle químico de plantas daninhas em pastagens foi de suma importância para minha formação profissional, mostrando diferentes técnicas de manejo. Sendo assim o uso de agrotóxicos seria o último caso, muito importante pois hoje vivemos em um cenário onde procura se produzir da forma mais sustentável possível." André Luís Lopes, estudante.

Natal2

“Foi muito gratificante participar da semana de integração tecnológica da Embrapa. Pude adquirir conhecimentos e aprimorar alguns já existentes mudando um pouco a minha visão profissional. O curso "Sistemas de irrigação: adequação e redimensionamento" mostrou a dificuldade que temos, por exemplo, para adequar a nossa cultura com o nosso sistema de irrigação, que muitas vezes resulta em desperdício de água e mão de obra. Agradeço a todos os organizadores e a Embrapa, agradeço também ao instituto por mais uma vez me dar a oportunidade de crescer meus horizontes.” Karolaine Pinheiro, estudante.

“Agradeço aos envolvidos a viagem técnica. Tenho certeza que foi de grande importância para o aperfeiçoamento técnico de todos. Agradeço também os funcionários da EMBRAPA pelas palestras sobre silagem do sorgo e irrigação sustentável.” Luan Luz, estudante.

"Essa viagem foi enriquecedora, pois além de participarmos de um evento incrível como a SIT, tivemos a oportunidade de visitar o jardim zoobotânico de Belo Horizonte e a gruta Rei do Mato em Sete Lagoas, contribuindo dessa forma tanto para o nosso crescimento profissional quanto pessoal.” Alanna Rocha, estudante.

Natal1

Os discentes e servidores que participaram da visita agradecem ao IFNMG Campus Almenara e Campus Araçuaí por não terem poupado esforços para que a participação no evento ocorresse, mesmo com restrições orçamentárias. Atitudes como esta fortalecem os vínculos institucionais, bem como reforçam a oferta de ensino de qualidade prestado pela instituição à comunidade.

Colaborou com a reportagem: professor Natalino Martins Gomes, campus Araçuaí