Portal IFNMG - Estudantes e professor do Campus Araçuaí participam da FEBRACE na USP Ir direto para menu de acessibilidade.

Estudantes e professor do Campus Araçuaí participam da FEBRACE na USP

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 14h29 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h24

O Campus Araçuaí teve, entre os dias 19 e 22 de março de 2019, a concretização de um momento ímpar em sua história: uma aluna do ensino médio integrado apresentou o projeto “Sistema automatizado para acionamento de gerador de energia local” na 17ª Feira Brasileira de Ciências e febrace3Engenharia (FEBRACE), em São Paulo-SP.

O evento é a materialização de um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo (USP) uma grande mostra de projetos. Em 2019, a apresentação febrace4dos finalistas contou com participantes de 25 estados brasileiros, sendo 751 estudantes, 480 professores orientadores e coorientadores, 272 escolas e 332 projetos finalistas. O IFNMG foi representado por Mariluce Pereira de Jesus com o projeto campeão da 4ª Mostra Científica das Escolas em Araçuaí (IV MOSTRAR), que lhe rendeu o acesso à FEBRACE.

Além da finalista, fizeram parte da caravana o orientador do projeto, o professor Felipe Túlio de Castro, e os alunos Bernardo Augusto Rafael Silveira e Zacqueu Andrade de Souza, estudantes de cursos integrados ao ensino médio.

“Na feira, o aluno tem a oportunidade de apresentar suas ideias, bem como ampliar sua percepção de mundo, conhecer novas pessoas e aumentar sua rede de contatos. Muito mais que um trabalho acadêmico, é um trabalho de aperfeiçoamento pessoal. Desejo imensamente que outros estudantes do IFNMG tenham a oportunidade e o ânimo de poderem participar dessas próximas edições.”, disse Mariluce Pereira de Jesus, aluna finalista do evento.

Aproveitando a oportunidade, a equipe que compôs a caravana agradece o apoio financeiro, bem como o incentivo intelectual, dos seguintes apoiadores:
Professor Magno Barbosa Dias, coordenador da IV MOSTRAR;
Professora Aureliane Aparecida de Araújo;
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
Prefeitura municipal de Araçuaí, nas pessoas de Armando Jardim Paixão (Prefeito) e Erly Souza Rocha (Secretária de Desenvolvimento Social);
Prefeitura municipal de Virgem da Lapa, na pessoa de Diógenes Timo Silva (Prefeito);
IFNMG – Campus Araçuaí;
SELTEC Soluções elétricas e tecnológicas, na pessoa de Gilmar Gonçalves Silva; e
Jeffersom Eletrodomésticos.

febrace5
O professor Felipe Túlio de Castro e os estudantes do campus Araçuaí na USP

Colaborou com a reportagem: Prof. Felipe Túlio de Castro, campus Araçuaí.