Portal IFNMG - Estudante e egressas do Campus Araçuaí têm trabalho apresentado no X Simpósio de Informática do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 19h27 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 19h28

No dia 29 de novembro, foi realizado no IFNMG - Campus Januária o X Simpósio de Informática do IFNMG. O campus Araçuaí esteve presente nas apresentações de trabalhos.

A estudante Brenda Santos Ribeiro, do curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, orientada pelo professor Jeancarlo Campos Leão2018 11 29b apresentou o trabalho intitulado “Um Arcabouço para Integração de Microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Aplicação na Análise dos Fatores de Influência sobre a Renda do Trabalho na Região Sul do Brasil”.

A pesquisa tem ainda como autoras as egressas do curso técnico em informática Lara Soares Menezes (Atuária do ramo previdenciário, graduada pela UFMG) e Eduarda Soares Menezes (Doutoranda em Ciência Florestal na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e do curso técnico em Agroecologia, Aline Ramalho dos Santos (Mestranda em Ciências Florestais na Universidade Federal Espírito Santo).

O objetivo do trabalho foi investigar a influência de fatores mais significativos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) na renda do trabalho dos indivíduos, com enfoque para os residentes na Região Sul do Brasil. A pesquisa se baseia em um método computacional para modelar e prever a influência desses fatores sobre a renda. Dentre as contribuições do trabalho está a disponibilização de uma ferramenta para facilitar a análise de dados da PNAD.

Em suas pesquisas, os autores utilizaram a ferramenta para analisar a distribuição de renda na Região Sul do Brasil, o que permite buscar subsídios para dimensionar as ações necessárias para reduzir as desigualdades sociais. Além disso, a ferramenta é compatível com o layout atual de dados da PNAD e pode ser utilizada para repetir a análise sobre demais regiões do Brasil ou para desenvolver outros tipos de análises sobre os dados do IBGE.

Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.

*Colaborou com a reportagem: Professor Jeancarlo Campos Leão, Campus Araçuaí