Portal IFNMG - Ampliado o Link Dedicado de Internet do Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Ampliado o Link Dedicado de Internet do Campus Araçuaí

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 21h14 | Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 22h34

A partir de operação realizada em outubro de 2018, o campus Araçuaí passou a contar com um link dedicado de internet 100MB. Anteriormente, o link era de 20 MB.

historia da internetO uso de Link Dedicado é a principal ferramenta para garantir uma internet mais segura, estável e com performance. Ajuda a aumentar a agilidade e rapidez de processos, permitindo que os usuários executem suas atividades de modo mais dinâmico e fluido. Um Link Dedicado, também conhecido como IP dedicado, consiste numa solução para corporações que necessitam de total garantia de velocidade e disponibilidade de conexão à web. Para que ocorra uma conexão com a web, um computador necessita trocar dados e informações com o provedor, o que ocorre por meio de um caminho exclusivo no Link Dedicado.*

O link utilizado no campus Araçuaí é fornecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida em conjunto pelos Ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD).

A mudança representa uma solução para os mais de 100 servidores do campus e mais de 900 estudantes da modalidade presencial (entre cursos técnicos e superiores), já que o link anterior apresentava lentidão em horários de pico, devido ao grande número de usuários conectados. Tratava-se de uma demanda antiga dos estudantes e que a gestão do campus envidou esforços para atender.

Todos os servidores e estudantes do campus Araçuaí possuem acesso à internet, que é fornecido via cabeamento estruturado para alguns setores e laboratórios, e via wireless para toda a área construída do campus, por meio de Access Points espalhados em pontos-chave da instituição.

Entre os dias 12/10/2018 e 18/10/2018, o campus  recebeu a visita de técnicos da empresa WKVE Telecom, contratada pela RNP. A operação foi realizada com sucesso e hoje, após diversos testes, contamos com um link de 100MB.

*Informações adaptadas de Blog de Tecnologia Telium

Colaborou com a reportagem: Arthur Almeida, Coordenadoria de Teconologia de Informação - Campus Araçuaí.

Imagem disponível no Blog do Redação Online