Portal IFNMG - NOTA DE FALECIMENTO Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

NOTA DE FALECIMENTO

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 13h24 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 13h24

Comunicamos, com pesar, o falecimento de Josefa Alves dos Reis, a artista Dona Zefa, importante difusora da arte popular e da cultura na região.

Nascida no interior de Sergipe, na cidade de Poço Verde, no ano de 1925, Josefa Alves Reis, filha de João Alves dos Reis e Josefa Batista dos Reis, foi criada no sertão da Bahia, driblando a seca. Durante uma delas acabou indo para Araçuaí, em 1962, onde começou a talhar a sua história.zefa

Em Araçuaí, junto com Francisca, sua cunhada e grande amiga, que trabalhava como doméstica, Josefa foi buscando seu caminho. A Zefa artesã não veio de repente, passou cerca de dez anos de sua caminhada buscando encontrar sua verdadeira vocação que é o artesanato. Começou com pinturas e obras em barro, na verdade, uma mistura de barro úmido, farinha de trigo e cinza. Até sua matéria prima era original. Abandonou o barro, após três breves e criativos anos, por acreditar que trabalhar com material estava prejudicando sua saúde.

Escolheu então a madeira e esculpiu com traços firmes e originais a sua obra. Zefa se tornou mestra, conhecendo e sabendo como poucos explorar em suas peças as características naturais das madeiras da região. Emburana, cabiúna, vinhático, cedro, aroeira, braúna preta, jataipeba e outras. O que a natureza rica do Vale fornecia, ela transformava em arte. Existem peças produzidas por Zefa com colecionadores e amigos na Alemanha, França, Itália, Áustria, Holanda e nos Estados Unidos. Mesmo sendo uma das mais premiadas e importantes artistas do Vale do Jequitinhonha, vive de maneira simples e humilde. Nunca se preocupou em acumular posses. Sempre que vendia um de seus trabalhos, preferia comprar um bom pedaço de carne e fazer uma festa com seus vizinhos e amigos.

Nos últimos anos, Mestra Zefa quase não trabalha mais a madeira com formão, facão e machado. Mas ainda orientava seus discípulos e recebia os visitantes, dividindo suas longas histórias e sabedorias acumuladas ao longo de uma vida.

Abaixo, homenagem prestada por outro artista local, Lori Figueiró:

Josefa Alves dos Reis (Mestra Zefa)

Luminosa, Mestra Zefa, 
resolveu que era hora de partir
em direção às terras altas
das outras paragens. 
Foi vivênciar outras luzes 
outras cores, 
outros encantamentos,
sabedora 
de que os seus gestos 
de bem querer 
e bem viver
continuarão a ser semeados
e cultivados.

Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, MG.

*Texto adaptado de Saberes Plurais - UFMG. Poema: Lori Figueiró. Foto: Lori Figueiró.

Fim do conteúdo da página