Portal IFNMG - Estudantes dos Campi Araçuaí e Almenara marcam presença no MiniONU - maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 18h22 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 15h38

Nos dias 12 a 15 de Outubro de 2018, estudantes dos campi Araçuaí e Almenara vivenciaram momentos de interação ao Simular a Conferência da ONU em Comitês como UNICEF, UNESCO, OEA 2016, CDH 2019, CE 2019 e OMI dentre outros. O evento foi promovido e sediado pela PUC Minas.

O MiniONU é o maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina. É o maior projeto de extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Contou com mais de mil e cem estudantes de vários estados. O projeto abrange áreas fundamentais para a formação de jovens de conhecimento político e humano, com o emprego de metodologia de ensino inovadora a partir da simulação da Conferência das Nações Unidas.

minionu2Estudantes e Porfessores dos Campi Araçuaí e Almenara, na PUC - MG

O evento MiniONU proporciona o interesse pelas pequenas e grandes causas da humanidade. Em cada comitê há uma agenda global a ser discutida com subtemas problematizados pelos delegados ("embaixadores"), estudantes do ensino médio, representantes dos países membros da Onu, sendo que cada qual apresenta posicionamento específico de acordo com os interesses geopolíticos locais.

A participação no MiniOnu correspondeu à etapa seguinte do projeto de ensino institucional IF MUNDO, realizado em todos os campi do IFNMG, no primeiro semestre, com participação grande número de alunos. Os estudantes do campus Araçuaí participaram da culminância no campus Salinas, com os estudantes daquele campus. Os campi Almenara e Teófilo Otoni realizaram a culminância juntos. Os coordenadores institucionais do projeto são os professores Alex Lara e Alfredo Costa, do Campus Almenara. No campus Araçuaí, foi coordenado pela professora Aureliane Araújo.

"O MiniOnu é um evento que tende ampliar a "visão de mundo" do jovem, mostrar seu papel importante dentro da sociedade e sua capacidade de ir muito além dos seus limites. Nos dias da simulação, fomos submetido à uma missão: julgar, se posicionar, trabalhar a oratória à favor de seus objetivos e, sobretudo, aprender de diferentes formas, com diferentes pessoas, de diferentes pensamentos. Ensina, de maneira interativa, integrativa e responsável, ser crítico, mas principalmente, tolerante. Seja em âmbito social, ideológico ou político: o MiniOnu é a experiência para explorar os seus limites... a experiência de explorar os limites alheios: é a expectativa de mudar o mundo por meio de sua própria capacidade, de seu próprio conhecimento, de sua experiência, de seu ser inovador de ideias... inovador da humanidade". Mariluce, estudante do campus Araçuaí.

"Quando se fala em MiniOnu o sentimento que remete é o de querer e poder fazer um mundo melhor. Não é apenas uma demonstração ou simulação, é um universo onde o conhecimento e o diálogo são chaves para encontrarmos a tão sonhada paz. Conhecimento não só de dados, pesquisas ou informações, mas sim, conhecimento de posse, de garra, de luta. MiniOnu nos deixa o gosto de saber que juntos somos mais fortes e está em nossas mãos o poder de ampliar essa maravilhosa experiência. E o que nos resta é o crescimento, não apenas intelectual mas principalmente pessoal. Não nos formamos profissionais com esta experiência, nos formamos como pessoas. E estas pessoas que tem o poder de transformar a visão do futuro, porque o MiniOnu é "o nosso jeito de mudar o mundo". Milene, estudante do campus Almenara.

SOBRE O EVENTO

O projeto MINIONU foi desenvolvido por alunos do curso de Relações Internacionais juntamente com o corpo docente. Tendo como principais objetivos difundir os princípios das Nações Unidas, buscar soluções coletivas para problemas mundiais, criar líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, ampliar a cultura de modelos no Brasil e preparar os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados.

O primeiro MINIONU foi realizado em 2000 e recebeu mais de 200 estudantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Como o evento foi considerado um sucesso, superando as expectativas iniciais devido à rápida adesão dos estudantes e das escolas, em 2001 foi organizada sua segunda edição, que contou com a participação de mais de 500 estudantes de mais de 40 escolas da RMBH, interior de Minas Gerais, além do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Neste ano o evento teve um crescimento de 150% na participação.

Saiba mais aqui.