Portal IFNMG - Egresso e Servidores do Campus Araçuaí têm artigo publicado em Revista da UFMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Egresso e Servidores do Campus Araçuaí têm artigo publicado em Revista da UFMG

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 09h46 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 09h58

O egresso do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG - Campus Araçuaí, Igor Cardoso Costa, juntamente com os professores Eliane Macedo Sobrinho Santos, Ricardo Jardim Neiva (Campus Araçuaí), Janainne Nunes Alves (Campus Diamantina), Jussara Barros Silva (Campus Januária), o médicos veterinários Hércules Batista Santos (Campus Araçuaí) e Kattyanne Souza Costa e a zootecnista Débora Martins Paixão, tiveram estudo publicado no periódico Cadeno de Ciências Agrárias da UFMG.

O Trabalhocaderno de ciencias agrárias

O trabalho teve por objetivo a formação e o estabelecimento de um Campo Agrostológico com as principais gramíneas, leguminosas e cactáceas utilizadas na alimentação animal. Esta ferramenta foi e será capaz de incrementar a aprendizagem sobre espécies forrageiras que possam ser utilizadas na alimentação de animais herbívoros, propiciando aos alunos o acompanhamento do desenvolvimento das pastagens no contexto de campo. O Campo Agrostológico foi implantado na área rural do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais -IFNMG - Campus Araçuaí.

O campo agrostológico é uma unidade de demonstração de especies forrageiras. "O objetivo de um campo agrostológico é estudar as condições de adaptação de espécies forrageiras, observando seu melhor desempenho. A utilização dessas forrageiras em pastagens tem como intuito melhorar a dieta animal. O estudo e manutenção dessas forrageiras propiciam maior interesse econômico, bem como agronômico e zootécnico, auxiliando os produtores e técnicos agropecuários." (Montanha, 2015).

A Revista

A Revista CADERNO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS é uma publicação científica eletrônica vinculada ao Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A Revista tem caráter científico e acadêmico com interesse na publicação de artigos inéditos vinculados às linhas e/ou grupos de pesquisa nas áreas de Ciências Agrárias e áreas correlatas. São divulgadas produções nas áreas de Ciências Ambientais, Ciência e tecnologia de alimentos, Ciências Florestais, Desenvolvimento e extensão rural, Engenharia agrícola, Produção animal, Produção Vegetal e Saúde animal.

Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.