Portal IFNMG - Edital de Chamada Pública de Patrocínios - Venha ser parceiro do SIC 2018! Ir direto para menu de acessibilidade.

Edital de Chamada Pública de Patrocínios - Venha ser parceiro do SIC 2018!

Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h18 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 12h21

O Campus Araçuaí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) torna pública a chamada, que visa atrair apoio de pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, para a realização do VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFNMG, no período de 24 a 27 de abril de 2018.

Para saber como ser parceiro do SIC, acesse o edital.

O Seminário de Iniciação Científica teve início em 2009 no campus Januária, sob o nome “I Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFNMG”, em que resultados de pesquisa obtidos por bolsistas e voluntários de iniciação científica foram apresentados.

MARCA SIC araçuaí

Em 2010, o evento ocorreu no mesmo campus. Em 2011, o evento passou por uma reformulação sendo definido que seria realizado anualmente nos diferentes campi do IFNMG. Assim, o I Seminário de Iniciação Científica e a I Mostra de Trabalhos Científicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais foram realizados em 2012 no campus Salinas, nos quais participaram cerca de 70 pessoas e foram apresentados mais de 40 trabalhos. O II Seminário de Iniciação Científica e II Mostra de Trabalhos Científicos do IFNMG foram sediados em Januária, contando com quase 150 participantes. A terceira edição do evento foi realizada em Januária, pois não foi possível realizar nos campi Araçuaí e/ou Almenara como incialmente planejado. Neste evento, o I Prospectar Pesquisa foi incluído, com o intuito de promover a troca de experiências sobre políticas e ações para captação de recursos para pesquisa, implantação de cursos de pós-graduação nos IF e utilização da Fundação de apoio à pesquisa, tendo a participação de representantes da FUNARBE e FAPEMIG. O IV Seminário de Iniciação Científica, IV mostra de Trabalhos Científicos, II Prospectar Pesquisa e I Feira de Inovação do IFNMG, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), foram realizados em 2015 no campus Arinos. Os objetivos deste evento foram contribuir para a concepção cultural quanto à importância da iniciação científica e pesquisa na vida do aluno/pesquisador e aproximar os participantes do evento das novas tecnologias e inovações apresentadas por diversas instituições. Em 2016, a quinta edição do evento ocorreu em Montes Claros para reforçar a importância da pesquisa científica e capacitar e integrar pesquisadores de diversas instituições.

Em 2017, o evento aconteceu no Campus Almenara, reunindo um público de mais de 1200 pessoas. Neste ano de 2018, com o mesmo enfoque das edições anteriores, o VI SIC, que ocorrerá no Campus Araçuaí, tem o grande desafio de alcançar os objetivos propostos e promover uma maior integração entre os diversos campi do IFNMG.