Portal IFNMG - Campus Araçuaí recebe doação de terreno do município Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Araçuaí recebe doação de terreno do município

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 16h32 | Última atualização em Sábado, 09 de Dezembro de 2017, 16h29

No dia primeiro de dezembro de 2017, a Câmara Municipal de Araçuaí aprovou por unanimidade o projeto de lei número 49, de 30/11/2017, que trata da doação de imóveis (terrenos) para o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí.

Segundo o diretor do Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, "a doação dos terrenos já era um desejo antigo do IFNMG, e ela representa a possibilidade de ampliação da oferta de vagas, uma vez que a limitação do espaço fisico nos impedia de ousar no sentido de buscar melhoramento da estrutura de edficações, moradia estudantil, refeitório, prédio de laboratórios, pedegógicos, área de esporte e lazer e área de campo para implantação de projetos de pesquisa e apoio das atividades dos cursos da área agrária".

"É também um fator importante para pleitear a mundança do perfil do campus, de urbano para rural, que pode trazer outros benefícios, como o internato de estudantes, ampliar o quadro de servidores e traçar políticas de apoio aos alunos de origem campesina e comunidades tradiconais da região. Ficamos muito agradecidos à família da sra. Terezinha Miranda, que também doou parte do terreno, ao Prefeito de Araçuaí, Dr. Armando, aos vereadores pelo projeto de lei e sua aprovacão, pois traz esperança e prerspectiva de novos avanços nas atividades do Campus Araçuaí, de forma a melhor servir o povo de Araçuaí e da região, colaborando e sendo motor do seu desenvolvimento".

O diretor esclarece ainda que mesmo com a doação do terreno serão necessárias outras parcerias e disponiblização de novos recursos para realizar os investimentos necessários e ampliação dos serviços prestados.

A doação do terreno demonstra a credibilidade do IFNMG junto ao povo de Araçuaí, apesar do pouco tempo de funcionamento do Campus Araçuaí, que iniciou suas atividades em 2010. Nesse tempo, o IFNMG já marcou a vida de inúmeras famílias da região e é sinônimo de uma educação pública, gratuita e de qualidade, que oferta ensino básico, técnico e tecnológico numa região historicamente desassistida.

doaçao de terrenoParte da área doada, com o município de Araçuaí em perspectiva.

A área doada corresponde à aproximadamente 94 hectares, anexos ao terreno do campus, e a importância do IFNMG e da educação foi ressaltada na fala dos vereadores, na sessão de votação do projeto de Lei.

"A nossa intenção é que a Educação avance muito no município de Aracuaí. Eu gostaria que o povo do municipio de Araçuaí soubesse que todos vereadores estão de fato precoupados com uma melhor Educação para os nossos jovens, nossas criancas e nossos adolescentes. E neste sentido, a câmara esta fazendo o seu papel, autorizando o municipio de Araçuaí a fazer a docacao desses hectares de terra para o IFNMG". Vereador Cláudio

"Nós aqui não podemos deixar de dar essa oportunidade da transferência [dos terrenos] para o Instituto. Eu espero que o Instituto possa ampliar as condições aos nossos jovens de Araçuaí e região. O país só vai se desenvolver através da Educação. E com a educacao nos sairemos dessa crise em que se encontra o país. A crise existe porque falta Educação, falta as pessoas terem escolaridade e maturidade para escolher seus representantes. Minha sobrinha estudou no IFNMG - Campus Araçuaí e hoje tem um curso superior e se desenvolveu". Vereador Asdúbal

"[O que está em pauta] é a extensão da área do IFNMG. Com a extensão da área, a demanda vai criar mais cursos, e mais oportunidades, só que as coisas acontecem gradativamente". Vereador Erotides Filho

"O que a gente ta fazendo aqui hoje nada mais é do que a nossa obrigacao de estar lutando por melhorias para Araçuaí. Em especial essa questao da Educação que hoje no Brasil é uma incognita tão complexa". Vereador Leo Onnis

"O IFNMG da condições para o filho de uma família mais humilde estudar no ensino básico, e depois terá a mesma oportunidade de ingressar numa faculdade federal [que o aluno de escola particular]. E isso reforça a importância do que estamos fazendo aqui, que é uma escola de base, que não seleciona [os alunos] pelas condições [financeiras]". Vereador Aureliano

"Esse projeto que vamos votar autorizando a doacão desse terreno para o Instituto Federal, não impede o sonho que temos e continuaremos a ter, de vir a instalar uma Universidade Federal aqui em Araçuaí". Vereador Sebastião

Esse é um projetos que têm uma afinidade enorme com o povo de Araçuaí. Porque ao se doar a área para o Instituto, espera-se que vai vir mais investimento. Eles estao pedindo porque estao precisando de espaço para fazer os projetos e trazer recurso e trazar emprego para o nosso muncípio. Quem ganha é o município e a região. Vereador Carlindo Dourado, presidente da Câmara

O IFNMG - Campus Araçuaí segue com a visão de manter e ampliar o reconhecimento como instituição de excelência em educação profissional, científica e tecnológica na sua área de abrangência.