Portal IFNMG - Campus Araçuaí sedia o I Encontro dos Estudantes de Agroecologia do Médio Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 15h36 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 19h57

No dia 19 de outubro, o campus Araçuaí sediou o I encontro dos Estudantes de Agroecologia do Médio Jequitinhonha.

A agroecologia tem como principal objetivo a produção limpa de alimentos mais saudáveis e naturais. Para isso, sua filosofia é composta de princípios, entre eles destacam-se: uso racional dos recursos naturais e a utilização de produtos orgânicos na manutenção de plantações. (via Pensamento Verde).

agroe2Participantes da Oficina Tinta de Terra

Estiveram presentes no evento os estudantes e professores do IFNMG - Campus Araçuaí, e das Escolas Família-Agrícola (EFAs) de Araçuaí, Comercinho, Itaobim, Veredinha e Virgem da Lapa.

agroe3Momento cultural do encontro

Os estudantes e docentes participaram da palestra "Agroecologia, Sustentabilidade e Geração de Renda", ministada pelo Prof. Dr. Natalino Martins Gomes e pelo Técnico em Agropecuária José Fernando Vieira de Faria, ambos do IFNMG - Campus Araçuaí, do momento cultural, da coleta de informações agroecológicas, fizeram o relato de experiências agroecológicas, e ainda de oficinas com temas diversificados, como Chás e Sucos Medicinais, Minhocário, Plantas Alimentares não convencionais, e Reciclagem de Papel e tinta de terra.

agroe4Momento cultural do evento

O encontro contou também com a exposição de tecnologias sociais. Segundo o professor Natalino Gomes, coordenador do evento, a tecnologia social "é uma invenção nasce de uma necessidade de uma comunidade, tem baixo custo, domínio público e é de fácil reaplicação, atendendo principalmente ao público de mais baixa renda que não tem acesso à outras tecnologias".

agroe6Participantes da Oficina de Chás e Sucos com Ervas Medicinais

"O evento foi importante, pois pela primeira vez reuniram-se as EFAs da região e o Campus Araçuaí para tratar de um assunto comum: O ensino de agroecologia e fortalecimento da agricultura familiar. A ideia é que o encontro aconteça novamente nos próximos anos. O principal ganho é o fortalecimento dos vínculos institucionais, daqueles que são parceiros na formação dos jovens e na educação para a sustentabilidade". Professor Natalino Gomes, coordenador do encontro.

agroe7Palestra "Agroecologia, Sustentabilidade e Geração de Renda"

"Achei o encontro interessante por ter outros estudantes da mesma área e de outras cidades socializando os conhecimentos". Larissa, estudante do 2° ano de Agroecologia, no IFNMG - Campus Araçuaí.

"O ideal é que o encontro aconteça novamente no ano que vem, e que a cada ano aconteça em uma sede diferente". Clarice, estudante do 2° ano de Agroecologia, no IFNMG - Campus Araçuaí.

Colaboraram com a organização do evento, no Campus Araçuaí, os docentes Elaine Ferrari, Eliane Macedo, Carlos Augusto Silva, Harley Lima, Rudney Mata, Kaíque Cardoso, Juvenal Gomes, a engenheira agrônoma Adriene Matos, o e técnico José Fernando Faria, e na EFA Araçuaí, Soraya, Talita, Samuel e Romário.