Portal IFNMG - 2° Meio Ambiente canta o "Geoprocessamento" Ir direto para menu de acessibilidade.

2° Meio Ambiente canta o "Geoprocessamento"

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 13h55 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 15h42

No dia 09/10/2017, os estudantes do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, integrado ao ensino médio, apresentaram o seminário avaliativo da disciplina Geoprocessamento, orientado pelo professor João Luiz Jacintho. Estiveram presentes a professora Aureliane Araújo, coordenadora do Curso Técnico em Agrimensura, e Nivaldo Boaventura, Assessor de Comunicação do campus.

Segundo Rosa (2005), o geoprocessamento compreende "o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informações com referência geográfica. As geotecnologias são compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntos constituem poderosas ferramentas para tomada de decisões".

Sob a ótica da compreensão das linguagens cartográficas, conceitos pertinentes à geografia foram abarcados através de canções. Para isso, foi necessária a realização prévia de pesquisas e discussões em sala de aula sobre as finalidades, tamanho das escalas, ocorrencia dos mapas temáticos, breve histórico da cartografia, projeções cartográficas, com participação efetiva das equipes na construção das músicas com o referido viés.

MA 2MA 4
Estudantes do 2° Meio Ambiente apresentam suas composições

O ensinar e aprender implica na busca de novas metodologias, desafiadoras, integradoras e inovadoras, considerando a perspectiva do estudante como protagonista do processo.

A realização da atividade propiciou integração, dinamismo, valorização de competências e habilidades, em interlocução com o cotidiano de arte, cultura e aprendizagem dos próprios estudantes.

Colaborou com a reportagem: Professora Aureliane Araújo, Campus Araçuaí