Portal IFNMG - 6 anos do Projeto Superação no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

6 anos do Projeto Superação no Campus Araçuaí

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 16h26 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2017, 11h40

O Projeto Superação é um projeto de extensão do IFNMG - Campus Araçuaí, coordenado pelo Prof. Dr. Gilmar Franco e realizado em parceira com a escola Gracie Barra, do RJ.

São oferecidas aulas das artes maciais Jiu-Jitsu e Desfesa pessoal, incentivando e direcionando os educandos a desenvolverem meios de ascensão profissional, social e educacional, buscando também o combate à desigualdade social.

No projeto, são discutidos os valores humanos, dos quais a sociedade é tão carente, e os caminhos para se buscar uma vida mais feliz e com mais conquistas. Os participantes têm a oportunidade de debater aquilo que é melhor para si mesmos, para o próximo e para a comunidade. Os educandos aprendem também o fundamento de cada conhecimento das artes maciais e prepara para concursos civis e militares.

projetosuperaçãoFoto: Arquivo Pessoal - Guilherme Ribeiro

No IFNMG – Campus Araçuaí o projeto Superação acontece desde 2011, porém teve início em São Paulo em 1993, depois chegou em Minas Gerais (UFVJM) e no Rio de Janeiro (Força Aérea Brasileira - Diretoria de Engenharia), unidades que estão em funcionamento até hoje, por meio dos nossos alunos e sob a coordenação do Prof. Franco, com treinos semanais.

O projeto também realiza, além dos treinos, ações de arrecadação de mantimentos que são doados para instituições sociais e famílias e participa de eventos nacionais, como campeonatos, seminários, confraternizações e cursos.

Nas participações nos diversos eventos nacionais, o projeto Superação já fez diversos medalhistas, como Kevin e Gabriel Varjão, da Força Aérea Brasileira – FAB, e Rodrigo Tanure, ex-aluno do IFNMG – Araçuaí e autal cadete da FAB. A última participação foi no Brasileiro Gracie Barra 2017, realizado no último mês de agosto, no Rio de Janeiro, com somente 3 atletas, dos quais 2 foram medalhistas e conquistaram o primeiro e terceiro lugar, mesmo sem muitos recursos para a participação.

A Gracie Barra é uma comunidade mundial de praticantes de Jiu-Jitsu: instrutores, alunos e atletas. A organização é composta por mais de 300 escolas presentes nos cinco continentes. Dentre outros objetivos, tem como missão: treinar o corpo, a mente e o espírito, por meio do mais alto nível do Jiu-Jitsu. Para saber mais sobre a Gracie Barra, acesse http://graciebarra.com.br/

projetosuperaçao3Foto: Lucas Barrionuevo

“Quando conheci o projeto eu estabeleci um objetivo para a minha vida, pois sem objetivo, não terei forças para vencer. Aprendi com o meste mais do que técnicas de finalizar ou de defesa pessoal, mas principalmente definir um objetivo e um caminho a seguir. Sem dúvidas, foi uma das melhores escolhas que eu já fiz em minha vida”.

Luiz Filipe Soares, estudante do 2° ano do Técnico Integrado em Informática, IFNMG – Campus Araçuaí.

“Eu conheci o projeto por meio de um primo que é aluno IFNMG – Campus Araçuaí. Faz um ano que participo dos treinos. O projeto Superação é um projeto muito bom, pois não te ensina somente a parte física, mas também a parte teórica. Aprendemos a desenvolver a mente, respeitar a família, os amigos, fazer escolhas melhores na vida. Gosto bastante de participar”.

Samuel, estudante do 1° ano na E. E. Industrial São José - Araçuaí

projetosuperação2Foto: Arquivo Pessoal - Guilherme Ribeiro

“Desde 2011 que me interesso pelas artes maciais. Eu acho que o projeto Superação é fundamental porque traz além de um bom condicionamento físico. Me sinto melhor agora que participo do projeto, fisicamente e psicologicamente. A mensagem do projeto é levada para para a vida. Melhorei como pessoa”.

Vitor Manoel, estudante do 3° ano do Técnico Integrado em Informática, IFNMG – Campus Araçuaí.

“Com o tempo, descobri que o Jiu-Jitsu trabalha não só a parte esportiva, mas trabalha a mente.
Depois que eu comecei a praticar, minha forma de pensar e meu jeito de agir mudaram. São mudanças positivas que me tornaram uma pessoa com um pensamento mais forte e mais crítico, principalmente nos momentos de stress”.

Guilherme Ribeiro, estudante do 3° ano do Técnico Integrado em Informática, IFNMG – Campus Araçuaí.

projetosuperação4Foto: Lucas Barrionuevo

Para participar do Projeto Superação basta entrar em contato, por meio do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e começar a treinar!