Portal IFNMG - Campus Araçuaí participa do I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 11h19 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 11h19

Entre os dias 8 e 10 de Maio, durante o I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a estudante do terceiro ano integrado, Luisa Ribeiro Alves, pesquisadora voluntária do IFNMG - Campus Araçuaí, apresentou juntamente com a professora Aureliane Aparecida de Araujo, o trabalho “Georreferenciamento e Percepção Popular de Sítios Arqueológicos nas Imediações de Itinga-MG”.

O evento trouxe à tona discussões e debates sobre valor dos vestígios arqueológicos para compreensão dos hábitos, crenças e costumes de habitantes que dominaram uma região. Há dois anos uma equipe de professores do Campus Araçuaí que, ao longo do período, contou com contribuições de diversos integrantes, tais como, Emerson Muniz de Oliveira (idealizador e ex-coordenador do projeto), Edi de Freitas Cardoso Júnior (ex-coordenador), João Luiz Jacintho, Aureliane Aparecida de Araujo (coordenadora) e, ainda, estudantes bolsistas, dentre eles, Kennedy Pêgo de Sá, Iaurea Maria Pereira Marques e Luísa Ribeiro Alves, desenvolve pesquisas voltadas à identificação e georreferenciamento de sítios arqueológicos nas imediações de Itinga. A pesquisa conta ainda com o relevante apoio da AMAI-Itinga, cujo presidente, Pierry Augusto Gusmão de Menezes, participa ativamente das atividades da equipe em campo.

A atual fase da pesquisa envolve a percepção da população local sobre o significado do patrimônio arqueológico a partir da interação IFNMG/comunidade, sendo prevista a realização de oficinas e palestras sobre a temática: Educação patrimonial no município de Itinga-MG. Para isso, buscamos apoio do arqueólogo e também Charmain do referido evento, Dr. Marcelo Fagundes. Dele recebemos cartilhas educativas e apoio no conhecimento da importância dos vestígios arquelógicos no intuito de educar para proteger. A participação em minicursos sobre Pinturas Rupestres, Geologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Geografia Humanística concederam aparato relevante ao andamento da pesquisa, sendo ela de grande representação para o município de Itinga-MG e, sobretudo, para o Médio jequitinhonha.

WhatsApp Image 2017 05 19 at 10.49.30

Apresentação em poster pela estudante e bolsista voluntária Luisa Ribeiro Alves e Profª Aureliane Araújo

WhatsApp Image 2017 05 19 at 10.49.55

Prof. Dr. Marcelo Fagundes, Chairman do evento