Portal IFNMG - Educação do Campo em Foco Ir direto para menu de acessibilidade.

Educação do Campo em Foco

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2017, 10h57 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2017, 10h57

Graduandos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (LEC/UFVJM) estiveram no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) de Araçuaí para atividades de prática de ensino nos dias 04, 05 e 06 de maio.

Sob a orientação do professor doutor Carlos Henrique Silva de Castro, os estudantes de diversos períodos, das habilitações de Linguagens e Códigos e de Ciências da Natureza, propuseram atividades de leitura e produção de textos para estudantes secundaristas do curso Técnico Integrado em Agroecologia do IFNMG - Campus Araçuaí.

O trabalho foi muito bem sucedido e contou com a participação maciça dos estudantes em um sarau e na produção de uma paródia do clássico poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. A paródia foi inspirada nas expectativas para a educação no país nos próximos anos.

Além disso, com a auxílio da Coordenadora de Ensino Aneuzimira Caldeira Souza, professores do Campus Araçuaí participaram de uma roda de conversa com os graduandos sobre a realidade da educação do campo no Brasil atual em diálogo com outras realidades, como a do ensino técnico e a das escolas multisseriadas. A troca foi bastante proveitosa e festejada tanto pelos educandos, quanto pelos profissionais que atuam em ambas as instituições e participaram do encontro.

A promessa é de que esse tenha sido o primeiro encontro de um diálogo que promete ser profícuo para estudantes e demais afetados pelo trabalho de ambas as instituições.

Texto: Prof. Dr. Carlos H. S. de Castro

2017 05 09 18.02.38