Portal IFNMG - Professores e acadêmicos de Física do IFNMG participaram do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, em São Carlos (SP) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 14h07 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 16h26
imagem sem descrição.

Realizado na cidade de São Carlos (SP), no Instituto de Física da USP, entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2017, o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF) atraiu acadêmicos e profissionais de várias partes do Brasil. Do Norte de Minas, uma caravana do IFNMG marcou presença no evento.

Para o professor de Física José Antônio Duarte Santos, do IFNMG-Campus Salinas, o simpósio oportunizou saber o que os profissionais da área de Física têm pesquisado em suas instituições. “Cada um traz sua experiência para compartilhar com os demais nas comunicações orais e nos painéis. É bom conhecer experiências dos colegas para tentar executar em nossas aulas, sempre que possível. Conhecemos metodologias novas, aplicadas a conteúdos que ainda não havíamos pensado. É um espaço enriquecedor para pesquisas também”, destacou o professor.

Além de José Antônio, participaram os docentes, também da área de Física, Geraldo Magela Cardoso (IFNMG-Campus Salinas), Agamenon Pereira Xavier (IFNMG-Campus Araçuaí) e Wendel Fajardo dos Reis (IFNMG-Campus Teófilo Otoni). Os acadêmicos do curso de licenciatura em Física que também participaram do encontro foram: Cassilene Pereira Durães, Juliana Gonçalves Dias, Cristiane Teixeira Oliveira, Débora Cristina Aparecida Soares, Izabelly Christiny da Silva, Micaely Tamires Saraiva Santana, Rodrigo Freitas Rocha e David Leandro Pereira Miranda.

Espaço privilegiado

David Leandro reconhece que a sociedade está em constante mudança e que, por isso, tanto o professor quanto o aluno precisam estar atentos às mudanças. “É imprescindível que nós estudantes de licenciatura participemos de momentos como este, em que podemos trocar ideias e experiências vivenciadas com pessoas das mais variadas partes do país e até mesmo fora dele”, destaca o acadêmico, que ainda informa que o simpósio foi uma experiência ímpar em sua vida.

Para a acadêmica Juliana Gonçalves não foi diferente. “A participação nos faz olhar para um conhecimento físico que o reconheça e valorize como um conhecimento capaz de contribuir com o potencial que todos têm de ser e estar no mundo de forma critica e participativa”, argumenta a aluna.

O professor José Antônio concorda com os alunos. “Como sempre, o SNEF foi muito bom, bem organizado, com ótimas palestras, mesas redondas, cursos, oficinas e discussões, é um espaço que reúne importantes pesquisadores sobre ensino de física e ciências do Brasil. O evento é bianual. Em 2015 foi em Uberlândia, esse ano em São Carlos e em 2019 será em Salvador. Depois de um evento como esse, a gente volta com o gás, a vontade de trabalhar renovada, com muitas ideias”.

A caravana do IFNMG aproveitou a oportunidade e visitou o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos.