Portal IFNMG - Professores e acadêmicos de Física do IFNMG participaram do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, em São Carlos (SP) Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores e acadêmicos de Física do IFNMG participaram do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, em São Carlos (SP)

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 14h07 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 16h26
imagem sem descrição.

Realizado na cidade de São Carlos (SP), no Instituto de Física da USP, entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2017, o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF) atraiu acadêmicos e profissionais de várias partes do Brasil. Do Norte de Minas, uma caravana do IFNMG marcou presença no evento.

Para o professor de Física José Antônio Duarte Santos, do IFNMG-Campus Salinas, o simpósio oportunizou saber o que os profissionais da área de Física têm pesquisado em suas instituições. “Cada um traz sua experiência para compartilhar com os demais nas comunicações orais e nos painéis. É bom conhecer experiências dos colegas para tentar executar em nossas aulas, sempre que possível. Conhecemos metodologias novas, aplicadas a conteúdos que ainda não havíamos pensado. É um espaço enriquecedor para pesquisas também”, destacou o professor.

Além de José Antônio, participaram os docentes, também da área de Física, Geraldo Magela Cardoso (IFNMG-Campus Salinas), Agamenon Pereira Xavier (IFNMG-Campus Araçuaí) e Wendel Fajardo dos Reis (IFNMG-Campus Teófilo Otoni). Os acadêmicos do curso de licenciatura em Física que também participaram do encontro foram: Cassilene Pereira Durães, Juliana Gonçalves Dias, Cristiane Teixeira Oliveira, Débora Cristina Aparecida Soares, Izabelly Christiny da Silva, Micaely Tamires Saraiva Santana, Rodrigo Freitas Rocha e David Leandro Pereira Miranda.

Espaço privilegiado

David Leandro reconhece que a sociedade está em constante mudança e que, por isso, tanto o professor quanto o aluno precisam estar atentos às mudanças. “É imprescindível que nós estudantes de licenciatura participemos de momentos como este, em que podemos trocar ideias e experiências vivenciadas com pessoas das mais variadas partes do país e até mesmo fora dele”, destaca o acadêmico, que ainda informa que o simpósio foi uma experiência ímpar em sua vida.

Para a acadêmica Juliana Gonçalves não foi diferente. “A participação nos faz olhar para um conhecimento físico que o reconheça e valorize como um conhecimento capaz de contribuir com o potencial que todos têm de ser e estar no mundo de forma critica e participativa”, argumenta a aluna.

O professor José Antônio concorda com os alunos. “Como sempre, o SNEF foi muito bom, bem organizado, com ótimas palestras, mesas redondas, cursos, oficinas e discussões, é um espaço que reúne importantes pesquisadores sobre ensino de física e ciências do Brasil. O evento é bianual. Em 2015 foi em Uberlândia, esse ano em São Carlos e em 2019 será em Salvador. Depois de um evento como esse, a gente volta com o gás, a vontade de trabalhar renovada, com muitas ideias”.

A caravana do IFNMG aproveitou a oportunidade e visitou o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos.

Fim do conteúdo da página