Portal IFNMG - IFNMG divulga editais dos Processos Seletivos e do Vestibular para o 1º semestre de 2017 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2016, 19h00 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 10h54
imagem sem descrição.

O IFNMG publicou hoje, dia 19/08, os editais para os Processos Seletivos - que ofertam 1515 vagas em cursos técnicos – e para o Vestibular – que oferta 367 vagas de nível superior. Os cursos são gratuitos e todas as vagas são para ingresso no 1º semestre de 2017.

Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas oferecem vagas de nível superior e técnico. Já os campi Janaúba, Teófilo Otoni, Diamantina e Porteirinha possuem vagas apenas para os cursos técnicos.

Com relação aos processos seletivos são duas diferentes modalidades. Na modalidade integrado, os cursos técnicos presenciais de nível médio são para que o aluno, com apenas uma matrícula, curse o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo. A modalidade concomitante/subsequente é para que o aluno faça no IFNMG apenas o curso técnico. Neste caso, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio (modalidade concomitante) ou já ter concluído o 3º ano (modalidade subsequente).

O período de inscrições para os três editais é de 5 de setembro de 2016 a 27 de outubro de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para o Processo Seletivo e R$ 35,00 para o Vestibular. A isenção desses valores pode ser solicitada entre os dias 5 de setembro de 2016 e 23 de setembro de 2016.

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas e vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

1º Vestibular 2017

Por meio do Edital nº 320, de 19 de agosto de 2016, o IFNMG oferta os seguintes cursos:

- Campus Almenara: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais e Engenharia Agronômica

- Campus Araçuaí: Administração, Tecnologia em Gestão Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

- Campus Arinos: Engenharia Agronômica, Administração e Sistemas de Informação

- Campus Montes Claros: Ciência da Computação e Engenharia Química

- Campus Salinas: Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Química, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Física, Matemática e Produção de Cachaça

A prova será aplicada no dia 27 de novembro de 2016. No turno da manhã, os candidatos farão uma prova de 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Na prova objetiva, serão cobrados os seguintes conteúdos: língua estrangeira, língua portuguesa e literatura brasileira.

As obras já foram divulgadas. No total, são três livros (“Tenda dos milagres”, do escritor Jorge Amado; “Bom Crioulo”, de Adolfo Caminha; “Dez Violinos Marinhos e uma Guitarra de Sal”, da escritora Sandra Fonseca) e o filme brasileiro “Que horas ela volta”, com direção e roteiro de Anna Muylaert.

No turno vespertino, os candidatos farão uma prova com 20 questões de múltipla escolha, cujos conhecimentos abrangerão os conteúdos das matérias exigidas pelo curso escolhido, ou seja, conteúdos específicos como determina o Edital nº 320.

Sisu

Os candidatos interessados em concorrer às vagas dos cursos superiores do IFNMG –Campus Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros e Salinas – para o 1º semestre de 2017, com o resultado do ENEM/2016, deverao se inscrever por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), 1ª Edição de 2017, do Ministério da Educação (MEC). O candidato poderá concorrer nos dois processos de seleção: SISU e Vestibular 01/2017. O detalhamento das condições para participação no SiSU será disponibilizado pelo MEC no site http://sisu.mec.gov.br/.

1º Processo Seletivo de 2017 na modalidade integrado

Por meio do Edital nº 321, de 19 de agosto de 2016, o IFNMG oferta os seguintes:

- Campus Almenara: Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e Técnico em Zootecnia no

- Campus Araçuaí: Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agrimensura

- Campus Arinos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente

- Campus Avançado Janaúba: Técnico em Informática para a Internet

- Campus Januária: Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática para a Internet

- Campus Montes Claros: Técnico em Química, Técnico em Informática

- Campus Pirapora: Técnico em Edificações, Técnico em Informática

- Campus Salinas: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, Técnico em Informática

- Campus Teófilo Otoni: Técnico em Informática para a Internet

A prova será aplicada no dia 04 de dezembro de 2016 e será composta por 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: língua portuguesa, matemática, ciências naturais e ciências humanas.

1º Processo Seletivo 2017 nas modalidades concomitante e/ou subsequente

Por meio do Edital nº 322, de 19 de agosto de 2016, o IFNMG oferta os seguintes cursos:

- Campus Almenara: Técnico em Enfermagem

-Campus Araçuaí: Técnico em Enfermagem

- Campus Arinos: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

- Campus Diamantina Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente

- Campus Avançado Janaúba: Técnico em Administração

- Campus Januária: Técnico em Enfermagem, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Edificações

- Campus Montes Claros: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Segurança do Trabalho

- Campus Pirapora: Segurança do Trabalho, Técnico em Administração, Técnico em Informática

- Campus Avançado Porteirinha: Técnico em Informática para a Internet

A prova será aplicada no dia 04 de dezembro de 2016 e será composta por 20 questões de múltipla escolha, contemplando os conteúdos de língua portuguesa e matemática.

Acesse os editais:

1º Vestibular 2017