Portal IFNMG - Acadêmicos de Gestão Ambiental Visitam Estação Ecológica de Acauã Ir direto para menu de acessibilidade.

Acadêmicos de Gestão Ambiental Visitam Estação Ecológica de Acauã

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2016, 16h03 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 08h52

ACADÊMICOS DE GESTÃO AMBIENTAL VISITAM ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE ACAUÃ

No último dia 22 de julho, acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí visitaram a Estação Ecológica de Acauã. A Estação Ecológica de Acauã foi criada em 23 de setembro de 1974 através do Decreto nº 16.580. Possui uma área de 5.196 hectares e pertence aos municípios de Leme do Prado e Turmalina.

Sua vegetação é composta por cerrado denso com transição para mata atlântica, sendo a flora composta de plantas de grande e médio porte e a fauna por espécies como tatu, lobo-guará, cutia, paca, caititu, macaco-prego, jacaré-de-papo-amarelo, contanto ainda com mais de 190 espécies de pássaros identificados.

A Estação Ecológica possui casa para pesquisadores, casa para gerente, escritório, centro de visitantes, almoxarifado, garagem e churrasqueira. Como as estações ecológicas são áreas de proteção integral, elas podem ter visitação apenas de escolas e pesquisadores, o que possibilitou a recepção dos acadêmicos do Campus Araçuaí do IFNMG.

foto 2602

Esta ação possibilitou integrar os acadêmicos, pois participaram estudantes do 1° e 5° períodos e também integrar o próprio curso, pois há uma relação direta com sua matriz curricular. Os acadêmicos e professores puderam abordar e rever conteúdos de várias disciplinas, tais como: ecologia geral – 1° período; microbiologia ambiental, agropecuária e meio ambiente, recursos florestais e conservação da natureza – 2° período; gestão ambiental, recursos hídricos, licenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas – 4° período;educação ambiental – 6° período, dentre outras.

A visita técnica à Estação Ecológica de Acauã foi articulada pelo professor Irã Pinheiro Neiva, que atualmente é o Coordenador de Extensão do IFNMG – Campus Araçuaí. Ao longo do primeiro semestre, o professor Irã articulou vários momentos de integração para o curso de Gestão Ambiental e de divulgação do Campus Araçuaí do IFNMG. Esta ação foi uma oportunidade de não só publicizar os cursos ofertados pelo campus, mas principalmente de estreitar relações institucionais e firmar novas parcerias, neste caso com o Instituto Estadual de Florestas (IEF – MG).

O professor Natalino Gomes, que também leciona no curso, acompanhou a turma como convidado.

Confira o álbum de fotos da visita técnica aqui.