Portal IFNMG - Campus Araçuaí realiza II Seminário de Educação Profissional e Tecnologias Inclusivas (SEPTI) do IFNMG nos dias 28 de 29 de abril Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Araçuaí realiza II Seminário de Educação Profissional e Tecnologias Inclusivas (SEPTI) do IFNMG nos dias 28 de 29 de abril

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 18h19 | Última atualização em Quarta, 22 de Janeiro de 2020, 11h43

capa septi

O NAPNE (Núcleo de Atendimento à pessoa com necessidades específicas) do IFNMG – Campus Araçuaí promoverá nos dias 28 e 29 de abril o II Seminário de Educação Profissional e Tecnologias Inclusivas (SEPTI) do IFNMG, que contará com palestra, mesas redondas e oficinas com o objetivo de debater conceitos como inclusão escolar, diversidade, tecnologias assistivas e acessibilidade. O tema desta edição será “A escola que temos e a escola que queremos”. As inscrições poderão ser realizadas neste link enquanto houver vagas. O evento será realizado no Campus Araçuaí.

Segundo a psicóloga do Campus e uma das organizadoras do SEPTI, Maria Cristina Silva dos Santos, a proposta do evento é provocar reflexões sobre como lidamos com as diferenças e pensar em alternativas de inclusão. “A organização desse evento nasceu das indagações sobre como podemos fazer diferente: acolher, ao invés de segregar; escutar, ao invés de impor nossas ideias; criar empatia, ao invés de ignorar”, ressalta a servidora.

Maria Cristina reforça que o IFNMG, como instituição de ensino, tem o dever de formar as pessoas em sentido amplo. “Precisamos e queremos ajudar a construir uma outra história – a história de sujeitos autônomos e solidários, capazes de pensar não só em si, mas na coletividade em busca de uma vida melhor”.

A primeira edição do SEPTI foi realizada no Campus Januária, onde surgiu a ideia do evento, em novembro de 2014 e teve como tema “Aprendendo com as diferenças”.

Programação

Dia 28/04
Palestra "Estratégias de acessibilidade: flexibilização curricular para o atendimento aos estudantes com necessidades específicas"
Professor Franclim Nascimento - IFB

Mesa Redonda 1: "Desafios para a inclusão no espaço escolar"
Mesa Redonda 2: "Caminhos e Descaminhos para a Diversidade"

Dia 29/04
Oficinas:
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
SOROBAN (Ensino de matemática para cegos)
Orientação e Mobilidade
Inclusão e Corporeidade
Desenvolvimento de Materiais para o Ensino de Física para Cegos

Mais informações na página do II SEPTI, clicando aqui.

Fim do conteúdo da página