Portal IFNMG - Professores de inglês do IFNMG já podem organizar documentação para concorrer a bolsas de estudo para curso nos Estados Unidos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 16h06 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2016, 17h48

De 01 de junho a 15 de julho de 2016, estarão abertas as inscrições para que professores de inglês da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica concorram a bolsas de estudo para um curso de até oito semanas nos Estados Unidos. Está prevista a seleção de até 76 docentes, que terão direito aos seguintes benefícios: mensalidade reduzida no valor de US$ 200/mensais, auxílio-deslocamento, seguro-saúde e auxílio referente a alimentação e alojamento. O embarque para os EUA ocorrerá a partir de janeiro de 2017.

Inscrição

Embora as inscrições comecem daqui a seis semanas, os candidatos já podem preparar a documentação, que deverá ser anexada por meio eletrônico no ato da inscrição. São necessários os seguintes documentos: carta de intenções, comprovante de proficiência em língua estrangeira; comprovante de vínculo efetivo com a instituição da Rede Federal; currículo Lattes atualizado; diploma de graduação, bem como demais diplomas, de especialização, mestrado e doutorado, se houver; histórico escolar do curso de graduação e dos demais cursos, de especialização, mestrado e doutorado, se houver; carta de anuência do dirigente máximo da instituição do candidato ou documento equivalente.

O candidato ainda deve providenciar o passaporte em prazo hábil para participação no Programa e o visto de entrada nos EUA, na categoria adequada para as atividades a serem realizadas no quadro do Programa, que, em geral, corresponde à categoria J-1.

As propostas devem ser realizadas mediante o preenchimento de formulário de inscrição e submetidas à Setec, exclusivamente, via internet, por meio do link http://candidaturas.capes.gov.br.

O processo de seleção será feito por meio de análise documental e análise de mérito, priorização e classificação.

Objetivo

A oportunidade faz parte do Programa Setec-Capes/NOVA de capacitação para professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Entre os objetivos, o Programa visa valorizar os profissionais que atuam na Rede Federal fortalecendo o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês, por meio das práticas pedagógicas dos Community Colleges norte-americanos e de atividades acadêmicas e culturais nas instituições consorciadas ao Northern Virginia Community College (NOVA).

Em março deste ano, os professores Antônio Carlos Soares Martins, Lauro Sérgio Machado Pereira e Gustavo Leal Teixeira, do IFNMG, retornaram da experiência de estudar por dois meses nos EUA.

Fotos EUA

Gustavo relata um pouco da sua experiência: “Assisti a aulas interessantíssimas, como as de ensino do inglês para a inserção de estrangeiros na construção civil. Também assisti a aulas sobre tópicos que culminavam na produção de uma tarefa teórica ou prática. As tarefas deveriam ser relacionadas ao meu contexto, que é o do IFNMG-Campus Januária. Assim, desenvolvi atividades que se aplicariam aqui, seja nas minhas salas de aula, seja em possíveis projetos de extensão”.

Lauro também ficou satisfeito pela oportunidade que teve. Além das aulas, ele destacou a troca de experiências com professores de outros Institutos Federais representantes de 17 estados brasileiros. A vivência nos Estados Unidos também gerou resultados positivos. “Já sinto a diferença, por exemplo, ao ensinar conteúdos simples como apresentações pessoais em inglês”, disse o professor.

Gustavo, Lauro e outros professores do primeiro grupo, que embarcaram em janeiro deste ano, participaram nos últimos dias 11, 12 e 13 de abril do Seminário do Programa Setec-Capes/Nova, com o tema “Cooperação Brasil-EUA: a experiência da capacitação de professores de inglês da Rede Federal nos Estados Unidos”. O evento aconteceu em Brasília-DF.

Acesse aqui o edital e todas as informações sobre o Programa.

Confira o cronograma completo:

Calendário Intercâmbio