Portal IFNMG - Engenharia Civil e Artes/ Teatro são os novos cursos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Engenharia Civil e Artes/ Teatro são os novos cursos do IFNMG

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 17h58 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2016, 14h32
imagem sem descrição.

Interessados em cursar Engenharia Civil, em Pirapora, e Artes/ Teatro, em Diamantina, podem se preparar. O IFNMG vai oferecer esse dois cursos a partir do 2º semestre deste ano. A aprovação aconteceu, na Reitoria na sexta-feira, dia 08 de abril, durante a 32ª Reunião do Conselho Superior, órgão máximo de caráter consultivo e deliberativo do IFNMG.

Progresso à vista

A aprovação do curso de Engenharia Civil para Pirapora já teve uma repercussão muito boa. “O curso é um anseio da comunidade desde muito tempo, pois Engenharia Civil seria o nosso primeiro curso, mas por causa do baixo quantitativo de servidores ainda não tinha sido implantado. Agora foi possível e esse curso vai beneficiar não só Pirapora, mas toda a região”, afirmou o diretor-geral do IFNMG-Campus Pirapora, Júlio César Pereira Braga.

Em Diamantina, o curso será Técnico em Artes/Teatro, na modalidade concomitante/subsequente, ou seja, para quem está cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio ou para quem já terminou o Ensino Médio.

Por uma democratização da arte

Foto 2 Artes em Diamantina

O curso de Artes/ Teatro em Diamantina é resultado da consulta pública via audiências públicas do IFNMG-Campus Diamantina, bem como da organização da sociedade local, que, por meio do Movimento Arte Dramática e Dança Diamantina, solicitou junto ao Campus a implantação de um curso que atendesse à demanda de artistas, produtores e demais interessados em trabalhar com arte, especialmente teatro e dança, na cidade.

O diretor-geral, Júnio Jáber, reconhece a importância do Movimento Arte Dramática e Dança Diamantina, e o respeito à autonomia do campus por parte da gestão do reitor Prof. José Ricardo, para que o curso fosse implantado. Ainda informa que o curso de Artes/Teatro de Diamantina, com oferta regular, é o único de Minas Gerais em um Instituto Federal e frisa que "é o novo criando o novo", a partir de novas opções de curso do IFNMG.

Renovação

Para atender às exigências do atual mercado de trabalho, o Conselho Superior também aprovou o novo Plano de Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, oferecido nos Campi Januária, Araçuaí e Arinos, também na modalidade concomitante/subsequente.

Segundo o diretor-geral do IFNMG-Campus Januária, Cláudio Montalvão, a área de informática é muito dinâmica, por isso as instituições de ensino precisam estar atentas às transformações. Pensando nisso, o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática terá uma nova roupagem a partir do segundo semestre. “Estamos pensando nos nossos alunos para que eles acompanhem o avanço da tecnologia e saiam capacitados para enfrentar as exigências do mercado de trabalho”, disse o diretor.

Vestibular e processo seletivo

As inscrições para concorrer a esses cursos já estão abertas e vão até o dia 22 de maio. As provas serão aplicadas no dia 12 de junho para o vestibular e 19 de junho para os cursos ofertados por meio do processo seletivo. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet.

Acesse os editais:

Edital nº 120/2016 – Vestibular (cursos de graduação)
Edital nº 121/2016 – Processo Seletivo (cursos técnicos)