Portal IFNMG - Alunos participam de aula inaugural do PRONATEC no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos participam de aula inaugural do PRONATEC no Campus Araçuaí

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2015, 08h51 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2015, 09h17

Pronatec Aula 1

 

Aconteceu nesta segunda feira (19/10) a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do PRONATEC no IFNMG – Campus Araçuaí. Neste ano serão ofertados pelo campus um total de doze cursos nas modalidades presencial e em EAD, distribuídos em três cidades: Araçuaí, Itinga e Berilo. Dentro da oferta desses cursos, três deles serão ofertados dentro do Programa “Mulheres Mil”.

 

Com auditório lotado, os novos alunos conheceram mais sobre os programas dos cursos bem como a infraestrutura e serviços prestados pelo campus. Tiveram ainda a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas.

 

Durante a aula, ex-alunos do programa fizeram relatos sobre a experiência de cursarem o PRONATEC. A ex-aluna Paula Esteves relatou que foi por meio do curso de Auxiliar de Recursos Humanos que entrou no mercado de trabalho, bem como o relatado por Carlos Luiz Pereira Júnior que fez o curso “Cuidador de Idosos”. Atualmente, os dois realizam cursos de Bacharelado em Administração e Técnico em Enfermagem no campus.

 

Em depoimento emocionante, Maria Teresinha Dutra Neres, aluna do primeiro curso do Programa Mulheres Mil ofertado pelo Campus Araçuaí em 2012, e que atualmente atua como depiladora, relatou que os cursos realizados contribuíram para elevar sua autoestima e orgulha-se, por aos 56 anos, ter conquistado um profissão. Incentivou os novos alunos a não abandonarem os cursos em face das primeiras dificuldades.

 

Pronatec Aula 2

 

Para o Diretor de Ensino do Campus Araçuaí, Profº. Dr. Natalino Martins Gomes, os cursos ofertados “são oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho, bem como uma oportunidade de ressocialização em sala de aula para alunos a muito afastados”. Já para Aline Sena Carmona, Secretária de Desenvolvimento Social de Araçuaí, “o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a necessidade de capacitação é uma exigência do mercado de trabalho. Esse é o diferencial dos cursos PRONATEC, pois neles há uma oportunidade de qualificação rápida e em sintonia com o mercado”. Por fim, afirmou que “é o sentimento de empreendedorismo que deve motivar os alunos a darem o seu melhor na consecução dos cursos ofertados”.

 

A aula foi finalizada com uma declamação de uma mensagem pelo aluno Diêgo Alves de Souza, do segundo período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e instrutor do Projeto IFazArte.

 

Para mais fotos da aula inagural, clique aqui.

 

Josiel Santos (ASSCOM/IFNMG - Campus Araçuaí)

Fim do conteúdo da página