Portal IFNMG - Alunos participam de aula inaugural do PRONATEC no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos participam de aula inaugural do PRONATEC no Campus Araçuaí

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2015, 08h51 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2015, 09h17

Pronatec Aula 1

Aconteceu nesta segunda feira (19/10) a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do PRONATEC no IFNMG – Campus Araçuaí. Neste ano serão ofertados pelo campus um total de doze cursos nas modalidades presencial e em EAD, distribuídos em três cidades: Araçuaí, Itinga e Berilo. Dentro da oferta desses cursos, três deles serão ofertados dentro do Programa “Mulheres Mil”.

Com auditório lotado, os novos alunos conheceram mais sobre os programas dos cursos bem como a infraestrutura e serviços prestados pelo campus. Tiveram ainda a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas.

Durante a aula, ex-alunos do programa fizeram relatos sobre a experiência de cursarem o PRONATEC. A ex-aluna Paula Esteves relatou que foi por meio do curso de Auxiliar de Recursos Humanos que entrou no mercado de trabalho, bem como o relatado por Carlos Luiz Pereira Júnior que fez o curso “Cuidador de Idosos”. Atualmente, os dois realizam cursos de Bacharelado em Administração e Técnico em Enfermagem no campus.

Em depoimento emocionante, Maria Teresinha Dutra Neres, aluna do primeiro curso do Programa Mulheres Mil ofertado pelo Campus Araçuaí em 2012, e que atualmente atua como depiladora, relatou que os cursos realizados contribuíram para elevar sua autoestima e orgulha-se, por aos 56 anos, ter conquistado um profissão. Incentivou os novos alunos a não abandonarem os cursos em face das primeiras dificuldades.

Pronatec Aula 2

Para o Diretor de Ensino do Campus Araçuaí, Profº. Dr. Natalino Martins Gomes, os cursos ofertados “são oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho, bem como uma oportunidade de ressocialização em sala de aula para alunos a muito afastados”. Já para Aline Sena Carmona, Secretária de Desenvolvimento Social de Araçuaí, “o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a necessidade de capacitação é uma exigência do mercado de trabalho. Esse é o diferencial dos cursos PRONATEC, pois neles há uma oportunidade de qualificação rápida e em sintonia com o mercado”. Por fim, afirmou que “é o sentimento de empreendedorismo que deve motivar os alunos a darem o seu melhor na consecução dos cursos ofertados”.

A aula foi finalizada com uma declamação de uma mensagem pelo aluno Diêgo Alves de Souza, do segundo período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e instrutor do Projeto IFazArte.

Para mais fotos da aula inagural, clique aqui.

Josiel Santos (ASSCOM/IFNMG - Campus Araçuaí)