Portal IFNMG - Greve - Informativo público Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Greve - Informativo público

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2015, 10h37 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2015, 18h27

Neste momento, queremos nos dirigir à região do Médio Jequitinhonha, em especial, à comunidade escolar, para informá-los que, a deflagração da greve em nosso câmpus ocorreu em Assembleia realizada no dia 5 de agosto de 2015. Dada a sua aprovação, os servidores da educação básica, técnica e tecnológica da rede federal tiveram suas atividades suspensas a partir do dia 10 de agosto 2015.

 

O direito à greve é assegurado pela Constituição Federal de 1988, que afirma em um de seus artigos:

Art. 9º - É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

§ 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade;

§ 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

 

O que se pode perceber é que, como qualquer outro direito, o direito à greve traz em contrapartida alguns deveres como o de manter os serviços essenciais à comunidade e o de não abusar do direito sob pena de sofrer punições legais. Não se trata, portanto, de interromper atividades porque se quer ficar em casa, mas de reivindicar condições dignas de trabalho e melhorias na educação.

 

Na oportunidade, queremos reafirmar o nosso compromisso em garantir a realização de atividades inadiáveis à comunidade e a garantia de prestação de serviços essenciais para que o Câmpus Araçuaí não fique, de maneira alguma, prejudicado.

 

Abaixo, segue quadro com informações dos serviços essenciais prestados pelo câmpus durante a greve.

 

Greve 1

 

Diante do exposto, buscamos justificar as nossas ações e compartilhar nossas lutas, baseados na compreensão de que a causa é coletiva.

 

Fonte: Comando de Greve Local - Campus Araçuaí

Fim do conteúdo da página