Portal IFNMG - Ação de Projeto de Extensão efetiva arborização de bairro em Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Ação de Projeto de Extensão efetiva arborização de bairro em Araçuaí

Publicado: Sábado, 18 de Outubro de 2014, 08h34 | Última atualização em Sábado, 18 de Outubro de 2014, 08h59

Noticia Paulo Ivan

Na manhã do dia 11 de outubro de 2014, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do IFNMG – Campus Araçuaí participaram do plantio de várias mudas de árvores no bairro São Francisco. Os discentes foram acompanhados pelo professor Paulo Ivan Lima de Andrade e pela coordenadora de Extensão do campus, Narjara Fonseca Souza.

A atividade de extensão, coordenada pelos professores Edilson Luiz Cândido e Paulo Ivan, faz parte do projeto piloto de arborização do referido bairro. Primeiramente, as bolsistas vinculadas ao projeto realizaram um trabalho de educação ambiental junto aos  moradores. Foram apresentados  os benefícios da arborização urbana e feito um  levantamento das  residências cujos moradores demonstraram interesse em ter árvores implantadas na calçada, observando também a viabilidade técnica da inclusão de árvores em cada local. “O sucesso de um trabalho deste tipo está altamente vinculado à participação dos moradores, que devem arcar com o compromisso de molhar as mudas todos os dias, o que é muito importante nestes primeiros meses”, afirma o professor Paulo Ivan.

A ideia é fazer um trabalho contínuo e a longo prazo, cumprindo o papel do IFNMG – campus Araçuaí na melhoria da qualidade de vida da comunidade. O projeto conta com o apoio dos seguintes parceiros: Instituto Estadual de Florestas – IEF,  Companhia Brasileira de Lítio – CBL,  Flor & Cultura e  Prefeitura Municipal de Araçuaí.