Portal IFNMG - Integração à Comunidade Acadêmica Federada dá ao IFNMG acesso a diversos serviços de Tecnologia da Informação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 08 de Abril de 2014, 08h21 | Última atualização em Terça, 08 de Abril de 2014, 08h21

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) realizou a homologação técnica do IFNMG na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), serviço que garante à Instituição o acesso de seus pesquisadores, professores, técnico-administrativos e alunos aos diversos serviços disponibilizados pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Os testes de autenticação dos serviços oferecidos pela CAFe já foram feitos e estão funcionando corretamente, o que possibilitou a liberação imediata a todos usuários do IFNMG. Sendo assim, já é possível para esses usuários, por exemplo, acessar o Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) -  biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional – de qualquer lugar onde estiverem, desde que tenham um registro de identificação do IFNMG, como o de acesso ao e-mail institucional.

“A comunidade do IFNMG pode acessar a todos os serviços da CAFe com o mesmo usuário e senha dos serviços oferecidos pelo Instituto, pois agora fazemos parte de uma rede única no país que nos garante acesso fácil e rápido a vários serviços, dentre eles o da RNP”, diz o gestor local do projeto e coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Christopher Morandi Mota.

Ele explica que isso só foi possível porque os serviços oferecidos pelo IFNMG foram concebidos de maneira integrada com softwares livres, mantendo o acesso aos sistemas pelo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), um protocolo que permite a conexão e a consulta a um servidor de diretórios através de uma área para autenticação única. Na prática, essa configuração permite que tenhamos apenas um “login” e “senha” para todas as aplicações disponibilizadas pelo IFNMG, e, neste momento, aos serviços oferecidos pela RNP.

Em relação aos alunos do Instituto, só poderão ter acesso à CAFe os que estiverem matriculados no Sistema Acadêmico (SAGU), pois terão “login” e “senha” para efetivar esse acesso. Todos os câmpus do Instituto estão trabalhando para matricular os alunos no SAGU.

Próximo passo

A adesão à Rede Eduroam é o próximo passo da TI do IFNMG, visando a unificação e universalização do acesso a redes wi-fi, na concepção de education roaming, um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa.

Por meio do Eduroam, pesquisadores, professores e alunos, além de outros servidores das instituições participantes, obtêm acesso à Internet na rede sem fio do câmpus, e, ainda, ao visitar instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando o mesmo usuário e senha de suas instituições de origem, sem precisar de autorização específica.

Conheça alguns dos serviços disponíveis pela CAFe

video@rnp - O portal de Vídeo Digital da RNP agrega três diferentes serviços (Vídeo Sob Demanda, Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV) e se integra ao conteúdo do serviço Videoaula@RNP.

Portal de Periódicos da Capes - O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Microsoft DreamSpark - O Programa Microsoft DreamSpark que oferece software, para download gratuito, a estudantes de nível superior.

Gisela - O Gisela Science Gateway é um Portal de aplicações científicas do projeto Grid Initiatives for e-Science virtual Communities in Europe and Latin America (GISELA), que funciona como uma interface para um ambiente de grid.

Para conhecer mais serviços disponíveis pela café, acesse: http://portal.rnp.br/web/servicos/servicos-disponiveis