Portal IFNMG - IFNMG – Campus Araçuaí na Feira Brasiliera de Ciência e Engenharia – FEBRACE 12 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IFNMG – Campus Araçuaí na Feira Brasiliera de Ciência e Engenharia – FEBRACE 12

Publicado: Quarta, 26 de Março de 2014, 14h50 | Última atualização em Quarta, 26 de Março de 2014, 14h50

Entre os dias 17 a 21 de março de 2014, aconteceu na cidade de São Paulo – USP Capital, a décima segunda edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – FEBRACE.

O IFNMG – Campus Araçuaí se fez presente, com a participação dos estudantes Gabriel dos Santos Cardoso, Lauane Oliveira Freire, Victor Aguilar Freitas (ambos do terceiro ano do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio) e do Prof. Dr. Orientador Natalino Martins Gomes.

No evento, os participantes do IFNMG – Campus Araçuaí, apresentaram resultados do projeto “utilização do biofertilizante como base nutricional para diferentes culturas”, desenvolvido no IFNMG – Campus Araçuaí.

febrace alunos

Foto 01: Comitiva do IFNMG – Campus Araçuaí na entrada da tenda da FEBRACE 2014 na USP-SP. Da esquerda para a direita: Lauane Freire; Prof. Dr. Natalino; Victor Aguiar e Gabriel Cardoso.

No decorrer do evento, os alunos visitaram “stands”, nos quais puderam constatar as presenças de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por Institutos Federais de outros estados, como: IF Baiano; IF Mato Grosso do Sul; IF Maranhão; IF Pará; IF Piauí; IF Rio Grande do Sul; IF Rio de Janeiro; IF Sul de Minas e IF de São Paulo. A visita aos “stands”, segundo o aluno Gabriel Cardoso, foi um momento rico, pois foi possível ouvir dos alunos participantes relatos sobre a realidade de outras instituições, conhecer novas pessoas, saber o que está sendo pesquisado em outras regiões do país e também fazer novas amizades.

Além da exposição e visitação a stands, os alunos participaram de palestras oferecidas pela organização do evento, dentre elas, a palestra “profissões de futuro”, ofertada pela PETROBRAS e a palestra “um novo olhar para as oportunidades de carreira na vida dos jovens”, ofertada pelo Grupo VOTORANTIM. Essas palestras foram voltadas para os estudantes de cursos técnicos e das áreas de engenharia, presentes no evento.

Outro ponto marcante da participação da delegação do IFNMG – Campus Araçuaí no evento foi a visitação a museus existentes na USP, dentre eles: “Museu do Crime”, anexo da ACADEPOL; “Museu de Oceanografia” do curso de Oceanografia da USP; EDUSP – Editora da USP e o Instituto Butantã, responsável pela fabricação da maioria das vacinas produzidas no Brasil, principalmente os soros antiofídicos.

No decorrer da Feira, a delegação do IFNMG – Campus Araçuaí também conheceu o funcionamento do Restaurante Universitário Central da USP, onde são servidas diariamente onze mil refeições. Neste espaço, pode ser percebido o quanto é rico e diverso o ambiente universitário, em todos os seus aspectos, sobretudo no que tange à construção do conhecimento, exercício da cidadania e respeito à diversidade.

O professor Dr. Natalino Martins Gomes relata a satisfação em orientar estudantes comprometidos, dedicados com a construção do conhecimento, que sabem aproveitar a oportunidades para enriquecerem a sua formação. Ressalta também, a satisfação em orientar e proporcionar a esses estudantes a chance de conhecerem novas realidades, outro Estado e fazer intercâmbio entre instituições diversas.

A delegação do IFNMG – Campus Araçuaí, aproveita para agradecer imensamente o IFNMG – Campus Almenara, a significativa contribuição, emprestando o veículo para a viagem.

Fonte: Prof. Msc Edilson Luiz Candido – Coordenador do Eixo Ambiental IFNMG – Campus Araçuaí e Prof. Dr. Natalino Martins Gomes

Fim do conteúdo da página