Portal IFNMG - Alunos participam de aula no parque estadual do rio preto Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos participam de aula no parque estadual do rio preto

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2013, 10h04 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2013, 10h13

Foto 01

Alunos que cursam o 2º período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental com os professores Edilson, Natalino, Luna e servidores técnicos administrativos Sérgio e Adriene. Fonte: Prof. Edilson

 Nos dias 09 e 10 de novembro, alunos do segundo período do curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí, visitaram o Parque Estadual do Rio Preto, no município de São José do Rio Preto – MG, localizado a aproximadamente 260 km de Araçuaí.

 

O grupo de visitantes saiu de Araçuaí no sábado (09/10) às 07:30h, chegando ao destino por volta das 13:00 horas. Já no trajeto entre a cidade de São José do Rio Preto e o parque (percurso de aproximadamente 18 km), a comitiva teve uma verdadeira aula de educação ambiental, pois às margens do caminho, há diversas placas que informam as espécies de animais, pássaros, peixes e árvores, ali existentes, informando também, de forma lúdica, as regras de convívio e visitação do ambiente.

 

A aula no parque foi uma iniciativa do Prof. Edilson Cândido, responsável pela disciplina Conservação da Natureza.

 

Segundo o professor Edilson, esta atividade objetivou proporcionar aos alunos, conhecer na prática, o que é uma unidade de conservação da natureza, bem como sua dinâmica, no que tange a aspectos operacionais, gerenciais e administrativos. As atividades desenvolvidas pela turma foram entrevistas com guarda parques, conversas com funcionários administrativos, caminhadas por trilhas, visitação a cachoeiras e a corredeiras do Rio Preto, figuras rupestres e mirantes. Não faltou aquela gostosa roda de bate papo no início da noite, com troca de informações e experiências entre os grupos do primeiro momento da visita, bem como a programação das atividades da manhã de domingo, incluindo ai, aquele mergulho revigorante nas águas do Rio Preto.

 

Conforme o Coordenador do Curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental, o Prof. Dr. Natalino Martins Gomes, atividades como a aula no parque, faz parte de uma série de ações extraclasse, previstas no projeto político pedagógico do curso. O Prof. Natalino enfatiza que estas ações enriquecem a formação dos acadêmicos, proporcionando-lhes contato direto com conteúdos abordados em sala de aula e apresentando-lhes os diversos segmentos de atuação do gestor ambiental.

 

Na oportunidade aproveitou-se ainda, segundo o Coordenador, para iniciar uma parceria entre o Parque Estadual do Rio Preto e o IFNMG – Campus Araçuaí, no intuito de oferecer estágio para os discentes do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio e aos acadêmicos do curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental.

 

 

Foto 02

Imagem do Poço da Areia em área de conservação do Rio Preto e Cerrado no Parque Estadual do Rio Preto. Fonte: Prof. Edilson

Foto 03

 

Peixe piabanha nativo do Rio Preto, protegido pelo Parque. Fonte: Prof. Edilson

Foto 04

Maria Faceira com um anuro (anfíbio) em sua dieta matinal no Parque. Fonte: Prof. Edilson

 

Fonte: Prof. Dr. Natalino Martins Gomes – Coordenador do Curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental – IFNMG / Campus Araçuaí

 

 

Fim do conteúdo da página